Com que roupa eu vou?

Essa é a hora de fazer a mala. Para muitos, hora maldita, para outros, hora da diversão, ou ao menos um passatempo.

Bem, primeiro temos que começar selecionando o que vamos levar.

Umas perguntinhas básicas:  inverno ou verão? Tá frio ou quente nesse mês? Sempre é bom dar uma olhadinha nos sites de previsão do tempo.  Aí tem vários, pode até fazer comparações.

Alguns exemplos:

Agora que você já sabe como estará o clima, vamos às roupas.

No verão
Não se engane por ser Europa e que lá é mais fresquinho. O verão é quente. Bem quente!!
Mas mesmo sendo quente e que nos dê uma vontade enorme de abusar das blusinhas cavadas, saias e shorts curtinhos, as mulheres, e bermudas e camisetas sem manga, os homens, temos que saber e lembrar que em muitos lugares esses trajes não são aceitos. Ou seja, você NÃO entra. Um exemplo são as igrejas. Numerosas em todas as cidades toscanas e detentoras de grandes obras de arte.
Aconselho às mulheres à usar bermudas na altura dos joelhos e blusas não tão cavadas, ou seja colo e ombros não tão descobertos. Se o calor estiver tão insuportável leve na bolsa um lenço para cobrir os ombros na hora de entrar no lugar.  A mesma coisa pode ser usada para cobrir as pernas, basta algo tipo uma canga. Aos homens use camisetas de tecidos leves, bermudões e até mesmo calças. Hoje em dia já existem calças que viram bermudas com um simples ziper. Assim é só aumentar a bermuda quando for à esses lugares e tirar quando sair.
Nos pés, ambos podem levar um tênis, ou algum sapato confortável. Porque o bom na Toscana é desbravar à pé todos os cantinhos mágicos das suas cidades com estilos medievais.

No inverno
Quando tá frio é frio mesmo!! Esqueça bermudas, saias, vestidinhos, blusinhas, shortinhos, sapatinhos abertos. Essas coisas só irão encher a mala. Voltarão do mesmo modo que foram, ou seja, intocáveis. E ainda por cima estarão ocupando o lugar das lembrancinhas (tem sempre alguém esperando nem que seja um simples chaveirinho).
O melhor que tem pra levar é um casacão impermeável e forrado por dentro (se for térmico melhor ainda), casacos de lã, ou equivalente (daqueles que ficam mais junto ao corpo), camisas, camisetas (as normais de algodão, que podem ser com mangas curtas ou compridas) e calças (podem ser a jeans mesmo), camisa térmica (para colocar por baixo das camisas) e calça térmica (para colocar por baixo da calça jeans). As mulheres ainda podem colocar meias calça de lã, ou as mais grossas, mas tudo por baixo da calça. Nem tente sair só com as meias em um vestidinho que você vai querer para na primeira loja e comprar algo pra se aquecer, pois estará morrendo de frio. Ainda tem a opção para homens e mulheres de colocar uma ceroula térmica. Ufa!! No final você fica parecendo um repolho, mas é isso mesmo. Antes uma verdura quentinha do que um picolé gelado.
Mas aí você pode estar se perguntando, “e o pescoço? E na cabeça e mãos, não vai nada?” Calma!! Um bom cachecol de lã ajuda a aquecer o pescoço e um gorro a cabeça. Se tiver ventando o melhor gorro é aquele que tem cobre-orelhas. Mas para as orelhas já há um acessório só pra elas, parece um fone de ouvido, daqueles grandes. São feitos com material que não deixam gelar e não atrapalham a audição. E na hora de escolher um cachecol, dê preferência aos mais largos, pois quando o vento bate, forte e frio, você descobre que tem um nariz. Um nariz gelado que clama por algo quentinho. Aí é que vem o cachecol e, mais abertinho, consegue amenizar a situação. Nas mãos , luvas. Quanto mais térmicas melhor.

Não se preocupem, normalmente nos lugares fechados há aquecimento. Principalmente nos hotéis. Isso quer dizer que na hora de dormir não precisa ficar preocupado com o pijama ter que ser super quentinho. Pode ser até levinho.

Ah, já ia esquecendo. Se você tiver afim, quando chegar no hotel pra dormir, no inverno, dá pra lavar alguma peça de roupa e deixar secando no aquecedor do quarto. Não, sua roupa não vai virar carvão, só estará limpa e sequinha no dia seguinte.

Durante a primavera e outono, mescle roupas leves com alguns casacos, calças e camisas de manga comprida. Mas sempre veja a previsão e temperatura ates.

Bem, nesse ponto já sabemos o clima que estará a região na época em que vamos, sabemos também que roupa levaremos. VAMOS FAZER A MALA!!!!

Faça a mala de acordo com o tempo de permanência. Não exagere nas roupas se você vai ficar pouco tempo. Lembre-se que em viagens, usar mais de uma vez a mesma roupa não fica chato, ninguém vai ficar reparando. Mas se repararem, pergunte o que eles estão fazendo alí, afinal estão na Toscana!!!

As roupas. Todas elas, menos os casacões, ficam mais arrumadas, e ocupam menos lugar, na mala se você fizer rolinhos delas. Pode deixar que não amassam, basta fazê-los com cuidado, não deixando a roupa fazer dobras indesejáveis e assim acabar amassando. Deixe sempre tudo lisinho, mas enrroladinhos.
Arrume cada rolinho um ao lado do outro, como se fossem um quebra-cabeças, aproveite cada espaço pequeno, depois da primeira camada feita, vá colocando por cima e deixe os sapatos e necessaires para o final, para a parte de cima, antes de fechar a mala.

Pronto! Mala feita!!

mala pronta

Ah!, já ia esquecendo, na hora de colocar os objetos pessoais na mala, inclua um benjamim, isso mesmo que você leu. As tomadas na Itália são para aqueles pinos arredondados e não os quadrados, o que muitas vezes é o que encontramos em nossos aparelhos eletrônicos. Coloque ele na sua mala que vai ser despachada, assim evita qualquer problema com revistas rigorosas e você não corre o risco de perder as melhores fotos, ou trabalho, ou seja lá o que for se a bateria acabar e não tiver como recarregar.

Anúncios

Responses

  1. É gente, quando está frio é frio mesmo! As italianas até usam e ficam lindas de vestidinhos e meias-calças grossas, mas isso é para elas, acostumadas ao frio. Aliás, ahã, o exemplo aqui da Flavia, foi meu! rs Tentei sair assim e me enfiei na primeira loja para comprar uma legging!

    • Roberta, Elas usam meia-calça de cashmere, coisa que só se encontra por lá e esquenta que é uma beleza!!

  2. E qual é a melhor estação para visitar essa região e desfrutar de toda a beleza dela?

    • Olá Margarida,
      Bem vinda ao Blog.
      Sua pergunta é bem comum e difícil de responder, pois na Toscana cada estação é uma e todas são lindas de se conhecer. Não só a temperatura, mas os cenários também mudam, é como se existissem 4 Toscanas em uma só. E cada uma tem seus próprios eventos, como no verão, o Palio de Siena, no final do verão para o outono tem as Vindimas, no início do inverno a melhor colheita do azeite, etc.
      Então a época da viagem vai depender do que pretende ver e quando poderá ir.
      Particularmente eu prefiro a primavera, o outono e o inverno, pois não é época de grandes férias locais e ainda a cidade não fica cheia de tusristas querendo visitar os pontos turisticos. E também não é tão quente. Indo no inverno basta se agasalhar direito que fica tudo traquilo já que os locais fechados possuem aquecimento.
      Colocarei aqui uma descrição de paisagem que a minha amiga Roberta do Blog “Giro pela Toscana” colocou no post que é bem legal dar uma olhadinha , o “4 estações e 5 sentidos”

      “Inverno – dezembro a março – imensos ciprestes mediterrâneos que chegam a cerca de 50 m de altura
      Primavera – março a junho -campos de trigo entremeados pelas papoulas vermelhas
      Verão – junho a setembro – campos de girassóis (q. começam a florescer na primavera, mas me remetem ao verão)
      Outono – setembro a dezembro – campos dourados de feno”

      E também:

      De Setembro a outubro são os meses da vindima, ou seja colheita das uvas; vino novello e figos maduros são o sabor da época.
      Final de Novembro ao início de dezembro é a época da “spremuta” das azeitonas, ou seja é a época em que elas são colhidas e prensadas dando origem ao “Olio Nuovo” que é o melhor azeite extra virgem que existe. tem um paladar todo especial, um pouco picante posso até dizer.

      Espero ter esclarecido de uma certa forma a sua pergunta. Seja qual for a época que escolha estar por lá será incrível e única. Aproveite. 🙂

      • Oi Flávia, parabéns pelo excelente blog. Ele é simplesmente sensacional.

        Me ajuda?!

        Eu e minha esposa estamos planejando conhecer a região entre 15 à 30 de março do ano que vem. Esse período é considerado inverno ou primavera. Em sendo primavera, é possível encontrarmos algum campo de girrassóis?! Diga que sim! 🙂

        Obrigado desde logo!

        Beijão!

        Walter & Clara

      • Olá Walter e Clara,
        Obrigada, fico feliz que tenham gostado do blog!
        As estações do ano na Itália são opostas às nossas. Quando aqui é inverno, lá é verão e assim vai. Agora em setembro – outubro é época do outono. Primavera só antes de Julho.
        E os belissimos girassóis são melhores vistos no mês de Julho, verão.É nesse momento que eles estão no seu ápice de beleza, Em Agosto já ficam mais murchinhos.
        E aproveito para dizer que nas estradas SR2 que liga Montalcino a Siena e SS71 que liga Arezzo a Cortona são onde podemos encontrar uma aglomeração maior.
        Espero ter ajudado.
        Até!!
        Flavia Sbragia

  3. Adorei o site. Prarabéns
    Obrigada elas dicas…
    bacios

  4. que maravillozo estos consejos y comentarios ecepcionales ,ya lo conocere y creo ya me gusta mucho ,estoy como viviendo esos lugares gracias betty

  5. Flavia suas dicas são preciosas para nós que queremos conhecer a Toscana!

    Obrigada!

  6. Olá, maravilhosa descoberta este site!! Então gostaria de fazer uma pergunta, um tanto quanto vaga mas importante para melhor aproveitar: o que posso esperar encontrar em meados de março? ainda as dicas de inverno ou já as da primavera? obrigada, bjs, Pauliane

    • Olá Pauliane, bem vinda ao blog. Bem, desculpe mas essa sua pergunta com esse clima louco que esta fazendo esse ano pela Europa, vai ficar sem resposta. Na verdade essa época era para mais amena, mas essas tempestades de neve acabaram com qualquer previsão. Fique de olho nos sites de previsão do tempo antes de viajar. Bjs

      • Valeu! A viagem foi ótima. Estava bem friozinho por causa do vento, mas super gostoso. A roupa (e o vinho) deram conta! A Toscana conseque surpreender!! bjs e até a próxima.

  7. adorei adorei! queria ir agora em julho…mas com as uvas e as azeitonas sendo nos outros meses…vamos ver! rs! obrigada!

  8. Adooorei as dicas! Vou pra lá dia 06 de Setembro e não vejo a hora de embarcar… Meu namorado mora lá e vou reencontra-lo, pensa na saudade? hehehe Beijão querida, até mais!

  9. Oi Flávia! Adorei o post! Suas dicas são valiosas! Eu e meu marido pretendemos conhecer a Toscana de 27 de outubro 04 de novembro, mas andei pesquisando e vi que novembro na Itália, em geral, é muito chuvoso. Neste período também chove muito pela Toscana? Obrigada!

  10. Olá Flávia!!! Parabéns pelo blog. As dicas são maravilhosas, estou indo domingo 07/10 e vou reooganizar a mala com as peças enroladinhas…ficarei 10 dias passando por várias cidades. Gostaria muito de conhecer uma vindima.

  11. Olá! Gostaria de saber onde seria melhor ficar na Toscana, pois estou indo agora em dezembro (30/12/2012 a 7/01/2013), fiquei em duvida se em um hotel na cidade ou hotel agroturista. Sei que neste periodo pode chover muito e estarei de carro. Li que nas cidades devo deixar o carro fora da cidade e assim o custo aumentaria muito. Obrigado. Claudio.

  12. Olá, parabéns pelo seu blog. Gostei muito das dicas, espero
    usa-la em breve… Abraços. Anne Lansillote.

  13. Parabens pela maneira simples e elegante de informar ,gostei muto e vou recomendar.
    Mario Ernesto Massagli
    malim@ig.com.br

  14. Flavia, parabéns pelo blog! Adorei!
    Pretendo fazer um mini wedding à dois na Toscana em novembro de 2014. Qual a sua sugestão de local para um momento inesquecível? Conto com a sua preciosa dica…
    Beijos,
    Ana Cristina Carvalho

  15. Olá querida…que blog gostosoooo!!! Para mim a Toscana além de Bella,é muito gostosa! E é por isso que desejo voltar lá e alugar uma casinha perto de Montepulciano,em outubro, para me deliciar com as trufas e funghi porcini…mas necessito de uma cozinha!!!! Por isso pensei na locaçãon você tem alguma indicação para casal? Aceito dicas enogastronomicas,por favor!!! Já de água na boca…aguardando! Beijos e muito obrigada,Vanessa.

  16. Adorei! Estou indo dia 30/08/14 e gostei das dicas! Obrigada!

  17. Adorei seu Blog e gostaria de fazer um link para o meu http://www.luizacabecafeita.com.br . Seria muito bom para nõs duas . epossive han

  18. Olá Flávia, gostei muito das dicas. Vou com meu namorado em um casamento na Toscana. Qual a dica do que vestir. Desde jã obrigada. Beatriz


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: