Publicado por: Flavia Sbragia | 08/02/2018

Sant’Anna di Stazzema

DSC_0293

foto Flavia Sbragia

Sant’Anna ou San’Anna di Stazzema é uma pequena vila da cidade de Stazzema, localizada na província de Lucca à uma altitude de 610 metros a cima do nível do mar aos pés dos Alpes Apuanes.

Distante 12 km de Pietrasanta e 16 da Marina, no Mar Mediterrâneo ; 18 km de Viareggio , 24 de Massa e 37 de Carrara . A estação de trem mais próxima é a de Pietrasanta na linha Pisa-Gênova e a saída da auto-estrada mais próxima é “Viareggio- Camaiore ” na A12 .

DSC_0284

foto Flavia Sbragia

Hoje com apenas em torno de 27 habitantes, a vila já foi habitada por mais de 1500 pessoas. Mas isso antes do massacre que ocorreu em agosto de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial onde em torno de 560 aldeães foram mortos. Mas essa trágica História ficará para os próximos posts.

Com o acesso ainda hoje difícil, não há tantas orientações, como placas, para chegar lá. A estrada que nos leva ao pequeno borgo é estreita, dois carros passam com dificuldade em alguns pontos, sinuosa, com muitas curvas dos vales, e muito bonita. Você entra pela natureza e em alguns pontos vê as cidades de baixo ficando para trás e consequentemente para baixo.

DSC_0325

foto Flavia Sbragia

Quando entramos na vila vemos algumas poucas casas, uma pequena praça principal onde está localizada a igreja do local, palco de toda a tragédia, o museu “Histórico da Resistência” contando a historia da cidade, algumas esculturas que remetem ao passado, uma estátua da padroeira do local, que dá nome à vila, Sant’Anna, e um caminho que nos leva a um lugar mais alto, de onde podemos ver todo o litoral Versiliense, o chamado Col di Cava, lugar escolhido para abrigar o monumento em homenagem às vitimas do massacre.

Hoje a pequena Sant’Anna se confunde ao Parque Nacional da Paz, o terceiro do mundo, os outros estão em Hiroshima e Nagasaki. Nele podemos conhecer e aprender mais sobre tudo o que passou ali. Com seus arquivos Históricos, relatos de testemunhas e antigos moradores do local. Um lugar muito pequeno com uma história muito grande e dolorosa.

Para chegar a Sant’Anna di Stazzema vá em direção à Versilia saída da auto-estrada A12; direção Pietrasanta- Capezzano Pianore; de Pietrasanta pegue a estrada provincial Sarzanês na direção de Camaiore; Depois de dois km, vire à esquerda na rótula de S. Anna – Monteggiori – La Cradle.

Contatos:

Parque Nacional da Paz
Museu Histórico da Resistência
Via Coletti, 22 – 55041 Sant’Anna di Stazzema (Lu)
tel. +39 0584.772025
santannamuseo@comune.stazzema.lu.it
http://www.santannadistazzema.org
www.facebook.com/SantAnnadiStazzema

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: