Publicado por: Flavia Sbragia | 13/10/2013

As Belezas naturais de Capraia

Capraia Parque…. continuação da publicação anterior

A Ilha de Capraia faz parte do “Parco Nazionale dell’Arcipelago Toscano”, que compreende uma área de dezoito mil hectares de terra e sessenta mil hectares de área marinha no Mediterrâneo. O arquipélago é composto pelas ilhas Elba, Pianosa, Capraia, Montecristo, Giglio, Gorgona e Giannutri.

Uma área de beleza indiscutível, água pura e cristalina, uma grande diversidade marinha em diferentes profundidades do oceano e da costa de cada ilha, uma área biologicamente perfeita para a sobrevivência harmoniosa da fauna marinha sedentária e de migração.

Capraia CostaCapraia é a unica ilha do arquipélago que possui armazenamento natural de água doce.  Faz parte do chamado corredor migratório da fauna, que faz ligação entre Europa e África. Tem uma grande quantidade vegetal e animal de endemismo*. E ainda, está situada no meio do santuário de Cetáceos, volta e meia um cardume de golfinhos e baleias pode ser avistados. Ou seja, um paraíso que a natureza selvagem nos oferece para visitarmos.

Mas o quê fazer propriamente na ilha, além de passearmos pela sua história, sabendo de toda essa beleza que ela nos apresenta? Pois bem, mesmo sendo uma ilha, Capraia nos oferece uma diversidade de boas rotas para praticar trekking, a nossa velha e boa caminhada. Umas mais fáceis outras não tanto. Vai depender da disposição!! Para aqueles que gostam de desafios a ilha é cheia de vales, desfiladeiros e picos.

Capraia Trekking Apenas andando ou desbravando a natureza, não importa, de qualquer maneira as sensações de andar com o Mediterrâneo te acompanhando, com uma fragrância que na primavera é indescritível, com paisagens fantásticas de qualquer ponto da ilha, com seu silencio e sua atmosfera de paz plena, são privilegio de quem visita este paraíso.

Seu litoral compõe uma pintura a parte. Com enseadas banhadas por águas cristalinas, falésias caem ao mar à 300 pés de altura. À leste, em direção ao continente, encontramos as baías protegidas por torres estrategicamente posicionadas, que remontam à época dos combates aos desembarques dos piratas sarracenos na época da República de Gênova.

Capraia TrekkingAo sul está localizado o Cala Rosa, um cone antigo de vulcão, caído em um dos lados e a Ponta Zenobito, com sua torre majestosa posicionada ao topo de um basalto (rocha originária da erupção vulcânica, normalmente de cor escura acentuada) cinza.

Com uma costa ligeiramente inclinada em direção ao mar nos dá a oportunidade de mergulharmos em águas rasas com seu fundo muitas vezes arenoso e claro. La Mortola é a unica enseada de praia, acessível somente por barco, as outras são todas em pedra ou rocha, sendo a maior parte não acessível por terra, salvo as Ceppo e do Zurletto.

Capraia CostaAvistando o ocidente, com Córsega no horizonte, é onde encontramos as falésias** majestosas em seu encontro com o mar. É onde interagimos profundamente com uma natureza selvagem, nos tornando uma coisa só, nada mais. Dizem que tomar banho nestas águas é como se tivéssemos provando um elixir da vida longa. Deve ser mesmo, afinal é o perfeito encontro com a natureza!

Mas para quem gosta de se aventurar ainda mais, suas puras e cristalinas águas oferecem uma inigualável experiência de mergulhar em uma área em que nunca encontramos o escuro. E cada mergulho é um momento único, neles podemos encontrar uma grande variedade de peixes, tais como barracuda com olho- grande, garoupa , sargo, pargo, bancos de areia e rochas que pelas esponjas vermelhas e amarelas que vivem nelas e nos dá um lindo visual subaquático. E ainda todo o tipo de marisco, lebres do mar e lagostas pequenas e dezenas de outros animais marinhos, incluindo aí os alegres golfinhos.

Capraia mergulho IICapraia é isso aí, uma ilha paradisíaca onde podemos ter um contato maravilhoso, profundo, emocionante e inesquecível com a natureza!!

* endemismo – Em geral o endemismo é resultado da separação de espécies, que passam a se reproduzir em regiões diferentes, dando origem a espécies com formas diferentes de evolução. O endemismo é causado por mecanismos de isolamento, alagamentos, movimentação de placas tectônicas. Por exemplo, devido à deriva continental, as espécies de Madagáscar ou da Austrália são exemplos flagrantes de endemismos. (Wikepedia)

** falésias – é uma forma geográfica litoral, caracterizada por um abrupto encontro da terra com o mar. Formam-se escarpas na vertical que terminam ao nível do mar e encontram-se permanentemente sob a ação erosiva do mar. Ondas desgastam constantemente a costa, o que por vezes pode provocar desmoronamentos ou instabilidade da parede rochosa. (Wikepedia)

Capraia mergulho***Fotos do site Isola di Capraia

 

****Texto baseado pelo site oficial da ilha
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: