Publicado por: Flavia Sbragia | 12/10/2013

Ilha de Capraia

Isola di CapraiaAqui vamos sair um pouco do continente com suas belíssimas paisagens, pegar uma embarcação e aportar em uma das ilhas localizadas no litoral toscano. A Ilha de Capraia.

Localizada à noroeste da Ilha de Elba ( a maior e mais conhecida ilha Toscana, terceira maior ilha italiana), Capraia é a terceira maior ilha do arquipélago toscano. Está distante de Livorno, sua província, em 36 km.

Isola di Capraia IÉ uma ilha considerada selvagem por definição. Foi formada por erupção vulcânica dupla onde a mais antiga ocorreu a cerca de 9 milhões de anos atrás, e a segunda a um milhão de anos atrás. Sua geografia nos mostra penhascos íngremes, rochas e cores vibrantes com contrastes de cores. Sua costa foi desenhada extraordinariamente pela lava, mar, vento e erosão. Seu interior é marcado por vales estreitos  onde encontramos verdadeiras miniaturas de montanhas, com cristas e barrancos. Fazem uma espécie de lago, que durante as chuvas de inverno, se enchem de água que corre para o mar formando pequenas cascatas. Sua vegetação predominante é a mediterrânea.

Isola di Capraia IICapraia carrega em sua história algumas reais e outras lendas. Foi inicialmente habitada no final do terceiro milênio a.C.  Habitaram suas terras os povos fenícios, gregos, etruscos e romanos. Durante um tempo foi sede religiosa. Quando o cristianismo foi banido de Roma, comunidades de monges foram se refugiar por lá. Foi fortificada pela primeira vez pelo Império Romano, depois pela República de Pisa e finalmente pelo grupo de San Giorgio, cujas fortificações continuam presentes e foram nominadas por eles. Ainda podemos encontrar o Forte São Jorge e algumas torres pela costa.

CapraiaA parte que envolve lendas mas que de um certo modo foi real, é sobre os ataques piratas. Piratas sarracenos disputaram o território da ilha por ela ter uma posição estratégica para os ataques. no século VII ela pertencia à ilha de Córsega, depois à República de Genova, passando pela República de Pisa,  França, e até mesmo Inglaterra. No Congresso de Viena ela foi atribuída à região da Sardenha, época em que a produção de tabaco teve inicio na ilha. Setenta anos depois foi usada como colônia penal, e durante o fascismo foi lugar de internamento. Em 1986 a colônia penal foi extinta e finalmente em 1989 ela tornou-se parte do Parque Nacional do Arquipélago Toscano.

Capraia IComposta por uma cidade e uma marina, Capraia é uma ilha muito agradável de ser visitada durante o verão. A cidade é bem conservada e um passeio interessante é andar pelos seus becos indo do Forte São Jorge ao Farol em Punta Ferraione conhecendo, assim todos os seus encantos.

Há ainda a Torre del Porto, de origem genovesa, é hoje um local utilizado para eventos culturais e artísticos, a Piazza Milano, que é o centro da cidade. Ainda a Igreja paroquial de São Niccolas, localizada na praça, construída em 1759. Possuí oito altares laterais e é um belo exemplo do período. O Forte São Jorge, atualmente fechado, foi erguido pela República de Gênova e foi palco para a guarnição militar e possível refúgio da população em caso de um ataque de piratas. Abaixo ao forte há um sítio arqueológico pequeno, onde foram encontradas peças que remontam à época romana.

Capria PortoO porto, hoje, é uma pequena mas bem equipada marina. Nele encontramos várias opções de passeios turísticos e uma estrutura para acomodar até 99 barcos. Bares, restaurantes e algumas lojas ainda tornam-o um agitado lugar para badalações noturnas e diurnas durante o verão. Encontramos ainda um parque de campismo, com uma das mais belas vistas do Mar Mediterrâneo.

Continua

*Fotos do site Isola di Capraia

** Texto baseado pelo site oficial da ilha
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: