Publicado por: Flavia Sbragia | 05/10/2013

Continuando Vernio

Prato del Sole

Continuando a cidade da publicação anterior (veja aqui), vamos passear por mais lugares interessantes de serem visitados em Vernio. Agora vamos conhecer lugares de grande beleza natural e interesse histórico. Vamos passear por seus parques, ruínas e encontrar belos locais para momentos de reflexão, sejam eles com a natureza, sejam ele com nós mesmo.

Vernio - Casa-del-MulinoPrato del Sole e Giardino Geometrico del Mulino – é um jardim cercado por árvores e que em seu centro encontramos uma escultura de metal esmaltada simbolizando o Sol. Foi doada pelo pintor Bruno Saetti Montepiano, antigo morador da Casa do Moinho. Lá ele encontrou um ambiente ideal para viver e desenvolver seu trabalho artístico. Foi sua vontade que o jardim botânico fosse público, para que os cidadãos e visitantes da cidade pudessem contemplar, em seus bancos espalhados pelo parque, uma área pacifica e harmoniosa. Atualmente a Casa del Mulino é usada como escola de arte.

Rocca di VernioRocca di Vernio – é uma aldeia que compreendia o que hoje são as cidades de San Quirico e Sasseta, atualmente é o nome dado ao castelo e os vestígios da fortaleza que ainda permanecem no local. O castelo teve grande importancia militar no século XIV, mas foi parcialmente destruído entre os séculos XIV e XV, durante as guerras que devastaram o território de Vernio. Hoje é uma propriedade privada que pode ser visitada agendando com seus proprietários. Em contrapartida a aldeia ainda está bem preservada. Podemos ver as casas dos senhores feudais e uma capela dedicada a Santa Ágata de 1556 e refeita em 1706.

Vernio Parco NaturaleAlta Carigliota e Monte delle Scalette –  é uma área natural protegida. Oferece uma paisagem selvagem de montanha de grande beleza, nela podemos ver perfeitamente a coroa feita pelos cumes das montanhas dos Apeninos. É um local marcado pela força da água e do vento. Nele encontram-se eventos geomorfológicos de grande interesse.

Parco linea-goticaParco Memoriale della Linea Gotica – Parque localizado em um dos principais vales fluviais do Bisenzio, mais particularmente em Sieve e Mugello, é um local onde ainda existem importantes vestígios de onde outrora foi um reduto alemão.

Conhecido também por Colina 810, o Monte delle Scalette foi o ponto de defesa nos 334 dias das batalhas entre alemães e estadunidenses. Em 9 de setembro de 1944 começou o chamado “ataque a Linha Gótica”, momento em que o monte teve grande importância tática pois permitia controlar o ritmo de Montepiano, onde os aliados poderiam facilmente contornar os defensores notadamente alemães na estratégica passagem Futa, e também possibilitar um rápido avanço para Bolonha.

Infelizmente dezenas de civis foram envolvidos tragicamente, em sua maioria famílias refugiadas nas montanhas como forma de escapar dos bombardeios e ataques sofridos pelas aldeias, vilas e cidades próximas. Hoje a esperança é que o parque com seu monte seja um lugar de encontro e de memória onde leve o visitante a refletir sobre o que suas responsabilidades individuais afetam a formação de uma responsabilidade politica.

Vernio linea-goticaTodos os anos, no terceiro domingo de setembro, há uma tradicional festa de aniversário da batalha. As mais altas autoridades civis da Toscana, bem como representantes de associações Arma americano italiano e alemão , e os departamentos militares em serviço sempre estão presentes no evento.

Ainda podemos encontrar na área outras importantes testemunhas da guerra:  o cemitério militar alemão na passagem Futa e o Cemitério Militar Sul-Africano , na pequena cidade de Castiglione dei Pepoli. Em Prato, o Museu da deportação e o monumento aos 29 Partigiani capturados e enforcados na ultima saída do exercito alemão, enquanto desciam as montanhas para juntarem-se aos aliados.

** Fotos do site da comune di Vernio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: