Publicado por: Flavia Sbragia | 28/09/2013

Conhecendo Vernio

VernioCriada pelos romanos como ponto estratégico para reprimir as populações celtas da Gália, Vernio é uma cidade localizada na província de Prato. Seus primeiros habitantes foram legionários envolvidos nas batalhas contra os gauleses . Era um acampamento de inverno para as tropas romanas no caminho para o Vale do Pó. Fato que deriva seu nome, vindo do latim “Hibernia” (inverno) originando-se Vernio.

Seus primeiros senhores feudais foram os Cadolingi, que foram sucedidos pelos Albertis no século XII. No entanto foram as paróquias e mosteiros os verdadeiros incentivadores da economia local. Subindo até seus campos, os religiosos cultivavam muito as terras e realizavam atividades que visavam explorar a água, como moinhos, fábricas e fundições.

Com o declinio dos Albertis, Vernio foi vendido em 1332 os Bardis , uma família de ricos banqueiros e comerciantes vindos de Florença , que transformou a área , que encontramos hoje, em um centro comercial  especializado no transporte fluvial de madeira para Prato. Hoje sua economia está ligada à pastagem e silvicultura.

Para visitar temos:

Vernio - Badia di S. Maria a MontepianoBadia a S. Maria a Montepiano – é um complexo compreendido pela Igreja e o mosteiro. Originários do século XI, seus edifícios atuais são do século XII. A Igreja sofreu várias alterações ao longo do tempo, no entanto as formas do período românico permanecem presentes. Em sua fachada e laterais podemos ver em arenito, arcos frisos. O portal mostra a arquitrave* e baixos-relevos em estilo arcaico.  Do seu interior surge a bela torre sineira construída nos séculos XVI e XVII. Do mesmo período são as duas capelas . Seu interior tem uma única nave retangular com treliças de madeira. Podemos encontrar importantes afrescos que datam de 1260-1280. O mosteiro, abandonado durante o século XVI, foi parcialmente demolido no século XIX, como resultado de danos causados ​​por um terremoto.

* A arquitrave é o lintel ou viga que repousa sobre os capiteis das colunas. Uma trave horizontal que se apoia em duas ou mais colunas, cuja origem remonta à arquitetura clássica, mas que continuou presente em quase todos os estilos dela derivados. Consistia num elemento fundamental da cobertura plana, chamado de lintel. (wikipedia)

Vernio - CasoneCasone e Oratorio de São Niccolau – antiga residencia da família Bardi, hoje abriga a prefeitura. Seu complexo foi contruido por volta do século XVI até os primeiros anos do século XVIII. Sua fachada é elegante e simples. O hall de entrada apresenta um detalhado teto de madeira e um lance de escadas onde vemos um teto abobadado nos levando ao primeiro andar. Nele há o salão do Conselho, onde vemos  várias pinturas do século XVIII em suas paredes. Ao lado do prédio há o Galleria, que é uma sala utilizada para abrigar pinturas. Ele tem a função de corredor que vai até o Oratório de São Nicolau. O oratório é uma sala iluminada por três grandes janelas de cada lado. Em suas paredes há pinturas representando os apóstolos e o altar é ornamentado com uma obra atribuída a Giovanni Antonio Pucci.

Vernio - Pieve-San-Ippolito-o-San-PoIgreja dos santos Ippolito e Cassiano – Foi a igreja mais importante do feudo de Vernio. Seu altar de pedra foi construido em 1757 a mando do Cardeal Girolamo Bardi. Sua aparencia atual é incrivel, possui ainda uma torre sineira medieval. Em seu interior há uma unica nave com telhado de barrotes de madeira que termina em um coro quadrangular coberto por uma abobada que dá origem a um arco triunfal de volta perfeita.

Outros lugares de interesse religioso e artistico a serem visitados: Igreja de São Pietro a Cavarzano, Igreja de São Martino a Luciana, Igreja de Santo Antonio da Padova a Mercatale, Santuario di Sant’Antonio Maria Pucci ,Igreja de São Leonardo e San Quirico e Igreja de São Michele Arcangelo a Sasseta

** Fotos do site da comuna di Vernio

…Continua na próxima publicação…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: