Publicado por: Flavia Sbragia | 21/09/2013

Passeando em Zeri

Zeri 6

Região muito procurada para descansar do corre-corre das cidades grandes, apreciando o clima calmo das montanhas, Zeri ainda é um local onde podemos desfrutar suas belezas naturais e também tentar desvendar alguns de seus mistérios.

Um lugar onde durante o ano todo oferece atrações para seus visitantes não pode deixar de fazer parte de quem quer conhecer um pouco mais a Toscana. Se você gosta de passeios mais ecológicos, durante o verão à trilhas para serem feitas, lugares como a cachoeira Colombara ,que em dias quentes de verão oferece aos visitantes shows espetaculares de luz. Durante o inverno há a opção de se aventurar na estação de esqui Zum Zeri-Passo dei due Santi 

O mistério você pode encontrar percorrendo as antigas fazendas, misteriosas cabeças de pedra foram esculpidas em algumas paredes, são chamadas de “facion”. Seu significado até hoje não foi desvendado. Ou percorrendo a ponte de ruídos.  Essa ponte atravessa um canal muito profundo que segundo a lenda o corpo de um homem que estava possuído pelo diabo foi jogado nas águas abaixo. Dizem que até mesmo quando ele estava morto continuou a gritar e que ainda hoje é possível ouvir os sons de correntes e gritos misteriosos.

Zeri 5Visite também Montelama a chamada cidade dos magos. Ficou famosa porque muitos dos habitantes da cidade eram conhecidos por sua bruxaria e que entre elas havia uma que transformava homens em animais. Mito ou verdade? Alguns de seus mistérios não desvendados.

Mas se você não perde conhecer mais sobre história, não deixe de visitar a Aldeia de Formentara. Uma antiga vila de montanha, surgida provavelmente antes de 1500 que é composta por cerca de 20 casas já desabitadas, construídas com pedra local e com telhados feitos de piagne (grandes pedras planas). Hoje o local serve para escavações arqueológicas, mas a cidade foi preservada, levando seus visitantes a irem visitar o  passado, um tempo antigo com suas tradições perdidas nas assas do tempo.

Ainda há a Casa Mori, pertencente, no século 16, à uma das familias mais famosas e ricas de Zeri, os Mori. É uma exemplo tipico de casas da aristocracia rural da Lunigiana. Dizem que tem cerca de cinquenta quartos, incluindo adegas. Uma área de cerca de 600 metros quadrados e 15 mil metros cúbicos.

Zeri 4Para quem não perde a oportunidade de conhecer a gastronomia local, no mês de abril é realizada a festa  “Sagra del Testo”, nela podemos saborear suas receitas feitas de produtos típicos que só são encontrados por lá, tal como cogumelos, castanhas e legumes. Esses são os ingredientes base de lá, No evento os alimentos são cozidos de acordo com o método dos tempos etruscos, em “testi” (recipientes de ferro fundido para colocar sob as brasas).

No mês de maio há a celebração ” Cinque Giornate del Gusto” (Cinco dias do sabor). Cada domingo do mês é dedicado a um prato típico. Ele começa a partir das entradas, iguarias reais, em seguida, passa para o primeiro prato, feito com farinha de castanha, o segundo prato está presente o cordeiro e não menos importante, as ovelhas cujo leite parece ser um elixir da vida, pois a idade da população supera os 95 anos, e é por isso que Zeri é considerada uma região com uma alta taxa de longevidade.  E depois há os deliciosos queijos locais , que são muito apreciados pelos gourmets  e também os muitos doces feitos com avelãs .

Não importa seu tipo de viagem, visite Zeri e saia de lá renovado!!

* mais sobre Zeri na publicação anterior

**fotos tiradas da comune de Zeri no Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: