Publicado por: Flavia Sbragia | 14/09/2013

As belezas e mistérios de Zeri

ZeriLocalizado no Alto Lunigiana na provincia de Massa-Carrara, Zeri é o nome dado à uma região que compreende 23 cidades e que fazem fronteira com a Liguria e Emilia Romagna. Estende-se por uma área de 73 km²  de planalto rodeado de montanhas.

Com colinas, vales e pastos tem sua natureza totalmente intacta, graças ao seu isolamento e também pela preservação por parte de seus habitantes. É um ótimo lugar para quem quer descansar das agitações das cidades grandes e ir curtir o clima calmo e agradável das montanhas sem deixar os confortos da vida moderna de lado.

No entanto, mesmo com o clima propicio à um belo descanso, em Zeri você também pode se aventurar pelas colinas fazendo trilhas e, no inverno, até mesmo esquiando por suas belas montanhas. Os 365 dias do ano são ideais para visitar a região que é uma área de interesse natural, com muita história, mistérios, excelente gastronomia local e atividades de lazer.

Zeri 2Para se ter um exemplo da sua diversidade temos as cidades Patigno e Walnut  que estão localizados em um ambiente de montanha, enquanto Paretola , Floresta e Vale são centros de campo cercado por densas florestas de castanheiros. É um tipico local onde ainda encontramos ovelhas em toda a parte e também gados criados como antigamente, livres pelos pastos.

Pelo seu centro histórico podemos admirar a arquitetura rural, muito particular na aldeia de montanha de Formentara, onde encontramos uma pequeno Maestà* em mármore , pequenas estátuas de santos dispostas ao longo das estradas e também várias antigas festividades pastorais e uma cozinha unica, tendo como principal ingrediente a castanha.

Em suas cidades, ainda hoje podemos admirar casas antigas , igrejas, pequenas cidades no alto de colinas e moinhos ocultos. Tudo nos remetendo aos dias muito antigos, no tempo em que a vida era vivida de acordo com os ritmos e ciclos da natureza e da família. Ainda podemos encontrar o que foi o núcleo fundamental da comunidade e uma unidade produtiva independente

Zeri 3Quando você entra no território de Zeri, por todo o seu ar de mistérios, pode-se ter uma sensação de sacralidade. Em Patigno, que é a sede administrativa do município, encontra-se o santuário dedicado à Nossa Senhora de Lourdes no Colle della Gretta. Há também a igreja de Patigno, local que atrai peregrinos de toda a Itália que vão em busca da Ordem carismática.

Cada uma das suas 23 aldeias possui sua própria igreja e cada uma dedicada a um santo diferente. E por isso durante todo o ano são organizadas as festividades para cada padroeiro em cada cidade. Essas celebrações não só envolvem os habitantes das cidades como também dos turistas que aproveitam as festas para conhecer as tradições e hospitalidade do local.

Maestà é o nome dado a representação de Maria com o Menino sentada no trono, rodeada por santos e anjos

**Fotos tiradas da página da comune de Zeri no Facebook

Continua na próxima publicação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: