Publicado por: Flavia Sbragia | 08/09/2013

Brunello di Montalcino

Montalcino Castle in Tuscany* Queridos viajantes, hoje é dia de nos deliciarmos tanto com uma cidade pitoresca como com um dos produtos mais famosos da Região Toscana, o delicioso Brunello di Montalcino. Vamos saborear uma publicação do site “Tintos & Tantos” que nos brindou com este saboroso texto.  

Por Tintos & Tantos  (matéria original)

Montalcino fica na região central da Itália, na Toscana, 40 km ao sul da cidade de Siena, em um local de rara beleza, declarado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. A pequena cidade de Montalcino foi pensada para ser uma fortaleza impenetrável, e talvez esse seja um de seus maiores charmes. Parece pouco? Montalcino é, além disso, o berço de grandes vinhos!

Com uma vocação natural para produzir excelentes vinhos, muitas descobertas arqueológicas em Montalcino apontam para uma história com mais de 2.000 anos de vitivinicultura. Mas, durante muito tempo, o Brunello di Montalcino foi considerado um vinho raro, reservado a apenas alguns conhecedores de paladar refinado.

Apenas na segunda metade do século 20, Brunello di Montalcino deixou de ser uma delicadeza disponível para pouquíssimos, e tornou-se um símbolo universal de vinhos italianos de qualidade. Em 1966, o Brunello di Montalcino foi um dos primeiros vinhos a ser reconhecido pelo sistema DOC. Em 1980, esse foi o primeiro vinho de toda a história a ser classificado como DOCG (Denominazione di Origine Controllata e Garantita), atendendo a normas muito restritas de produção.

Um vinho Brunello di Montalcino é obtido somente a partir de uvas Sangiovese, uma videira que inclusive é tradicionalmente chamada de Brunello, nesta região. Se quiser saber mais sobre a cepa Sangiovese, clique aqui.

Muitos prêmios foram concedidos a vinhos Brunello di Montalcino, ao longo dos anos, e um dos segredos da qualidade desses vinhos está no próprio vinhedo: o trabalho manual meticuloso. Para ser rotulado como Brunello di Montalcino, a vinha deve ter baixo rendimento e colheita manual.

O vinho Brunello di Montalcino só pode ser comercializado 5 anos após a colheita. Durante esse tempo, o amadurecimento em barris de carvalho deve ser de, pelo menos, 2 anos. O envelhecimento em garrafa deve ser, minimamente, de 4 meses para safras normais, e 6 meses para Reserva. Mas esse é um vinho que pode viver, muito bem, até 30 anos esperando para ser apreciado.

Todo esse cuidado produz vinhos de sabor intenso e harmônico. Harmonizar um Brunello di Montalcino com refeições à base de carne vermelha, com pasta ou risoto ao funghi, é chegar mais perto do paraíso.

Essa é uma denominação tão reconhecida mundialmente, que o consórcio de vinícolas da região comercializa vários produtos oficiais licenciados com essa marca, como camisetas, aventais, decantadores, taças e bonés. Montalcino também tem o mérito de abrir caminho para o enoturismo italiano, com adegas abertas para visitas guiadas, que recebem milhares de visitantes por ano, de todo o mundo.

Um pulinho na Toscana, com uma parada em Montalcino, ou um delicioso Brunello, em casa mesmo, mas em boa companhia… nada mau, hein?

tintos-e-tantos-BRUNELLO-DI-MONTALCINO-2 (1)

* fotos Tintos & Tantos

Anúncios

Responses

  1. Oi, Flavia – as fotos da cidade, embora poucas, já me “pegaram”. Os comentários sobre a vitivinicultura, então, me obrigaram a colocar Brunello de Montalcino na minha lista de lugares obrigatórios na minha planejada viagem do ano próximo. Obrigado mesmo – bom dia!!!

  2. Estarei no proximo ano na Toscana e este endereço encabeça minha lista dos lugares a serem visitados.

    gde abraço


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: