Publicado por: Flavia Sbragia | 24/08/2013

Muito mais que o berço de Pontormo

2439_empoliDa história à cultura, passeando pelas suas lindas ruelas da cidade velha, ricas em monumentos, museus, Igrejas, etc. Basta percorrermos as ruas que levam ao seu centro e as de seu dintorno que encontramos muita coisa para ver e conhecer.

Mais conhecido por ser o berço de Pontormo* não podemos restringi-la a apenas um artista. Obras de Masolino da Panicale, Lorenzo Monaco, Filippo Lippi podem ser facilmente encontradas no Museo della Collegiata.

Um museu interessante de visitar é o Museo del Vetro di Empoli, onde encontramos toda a história (com objetos, documentos e filmes) e importância do que é até hoje uma das atividades da cidade. E ainda há para ser visitados o Palácio Ghibelline, o Museu de Paleontologia, a Galeria de Arte Moderna , a Igreja Colegiada de Santo André e da Biblioteca Municipal Renato Fucini.

44253_empoli_empoliO centro da cidade é representado pela Piazza Farinata degli Uberti, chamada de “Piazza dei Leoni”, por causa da fonte de Louis Pampaloni. Ela está alinhada com alguns dos edifícios mais emblemáticos do ponto de vista do patrimônio histórico e artístico: a Igreja Colegiada, com o Museu adjacente do Colegiado, tesouro autêntico de obras de arte a partir do décimo quarto ao século XVII, Palácio Pretorio, Palácio Ghibelline, que abriga o Museo Civico Paleontologia e exposições temporárias feitas por algumas das muitas associações culturais que contribuem para enriquecer a cultura da cidade.

Para encontrar algumas obras Jacopo Pontormo devemos fazer uma curta caminhada à Igreja se S. Michele. Também é interessante visitar o local de nascimento do artista, um museu que se encontra na aldeia de Pontormo, vizinha a Empoli.

Mas Empoli não para por aqui. Ela oferece inúmeros festivais, eventos como shows e concertos. Possuí uma vida noturna ativa. Ideal para todas as idades, para qualquer tipo de turismo. Desde o histórico, passando pelo cultural, entrando no natural, com direito a passeios a cavalo, trilhas, rotas gastronomicas, etc.

visitation-1Uma cidade a ser visitada!

Jacopo Carucci (24 de Maio de 1494 — 2 de Janeiro de 1557), geralmente chamado Jacopo da Pontormo, Jacopo Pontormo ou simplesmente Pontormo, foi um pintor maneirista italiano da Escola Florentina. Era famoso pelo uso de poses contorcidas, perspectiva distorcida cores marcadamente incomuns e peculiares, que pareciam espelhar seu temperamento neurótico e inquieto.

Jacopo Carucci nasceu em Pontorme, perto de Empoli. Foi aprendiz de Leonardo da Vinci, Mariotto Albertinelli, Piero di Cosimo, e finalmente em 1512, de Andrea del Sarto. ( Wikipédia)

*fotos: 1 e 2 site caprionline.it
3 site wikipaintings.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: