Publicado por: Flavia Sbragia | 10/08/2013

A vez de Castelnuovo di Garfagnana

Castelnuovo di GarfagnanaDepois de muito tempo sem atualizar o blog e sem caminhar por esses cantos e encantos da Toscana vamos, finalmente, voltar a falar das lindas e pitorescas cidades da região.

Confesso que estava com saudades de viajar com vocês por essas estradas de sonhos. E hoje é dia de Castelnuovo di Garfagnana.

Não posso dizer que a conheço realmente, pois passei muito rapidamente por ela, mais precisamente fui a uma solenidade realizada em seu belíssimo teatro.

MuralhaAo chegar à cidade o que mais me impactou foi a sua muralha, mais propriamente seu imponente portal. Rapidamente me senti nos tempos medievais onde pontes levadiças e seus fossos protegiam o castelo. Não, não tem ponte nem fosso. Só me lembrei desses filmes que a todo o momento nos mostram esses detalhes.

Castelnuovo di Garfagnana, está localizada na confluência dos rios Serchio e Turrite Secca, perto das montanhas do Apenino e dos Alpes Apuanos. É uma das cidades que faz parte da comum, do território da província de Lucca.

Ainda na condição de aldeia, tem seus primeiros registros datados de 740 d.C.. Um século mais tarde, em 872 d.C., já havia indícios de que uma nova cidade estaria surgindo, a muralha do castelo já podia ser vista. Documentos oficiais, então, a denominam como “Castro Novo”, ou seja, novo povoado fortificado. Passou por diversas Somente em 1924 ela passou finalmente para a jurisdição de Lucca.

Castelnuovo di GarfagnanaLocalizada ao norte do Vale Serchio, aos pés dos Alpes Apuanos e Apeninos, distante de Lucca e de sua costa aproximadamende 40km, é um lugar dedicado ao turismo verde (rural e natural). Podemos caminhar por paisagens pitorescas conhecendo a história de uma população em sua variedade de ritmo diário com arquitetura de uma civilização rural e ao mesmo tempo dar um mergulho na natureza descobrindo trilhas, caminhos para trekking, a pé ou a cavalo, de bicicleta tudo em suas montanhas.

Durante o ano há diversos eventos culturais. No Carnaval, desfiles de carros alegóricos e grupos de mascarados. Em agosto a Semana do Comércio, em setembro a tradicional feira onde podemos encontrar além de iniciativas culturais tais como prêmios nacionais de poesia “Olinto Dini” e narrativa “Loris Biagioni”, e encontros com artistas de renome nacional arte, um pouco mais de folclore, esportes, música, gastronomia, artesanato, etc. Mas em toda a região ao seu redor, durante o período de junho a outubro, podemos ver eventos populares. Tradicional é também o mercado de rua antiga, de origem medieval, que acontece todas as manhãs, quinta-feira nas ruas e praças do centro histórico.

GarfagnanaGastronomicamente, é uma região tradicional que tem como seus principais ingredientes aqueles de origem camponesa, de simples preparação. É baseada principalmente nas castanhas, carne bovina, carne de porco, na trutas que habitam os seus rios e produtos lácteos. Tem como seus pratos típicos a polenta de milho e castanhas acompanhada de carne e legumes. É possível comprar em suas pequenas lojas produtos agrícolas locais, tais como: cevada, castanhas, mel. Doces, frios, queijos, requeijão ainda é feito pelas famílias tradicionais. Algumas especialidades são a castanha, a famosa sopa de farro e os chamados necci, feita com a farinha de castanha e queijo cottage.

Como esta publicação está se tornando muito extensa, continuaremos na próxima falando um pouco mais sobre mais lugares interessantes de serem visitados na cidade. Até lá!!

* fotos: http://www.comune.castelnuovodigarfagnana.lu.it/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: