Publicado por: Flavia Sbragia | 30/10/2010

A preciosa Sovana

Hoje vamos falar de uma pitoresca vila medieval, um tesouro precioso da arte, mas que muitas vezes é esquecida e até desconhecida de muitos, principalmente de nós aqui do outro lado do oceano. Ela é Sovana.

Localizada na cidade de Sorano em um planalto entre os rios Tufa e Flora Calesina, seu surgimento se remonta à idade do Bronze, século III aC.Em uma privilegiada posição sobre um cume com vista para um amplo panorama toscano, hoje em dia é conhecida como importante centro etrusco, vila medieval e renascentista.

Possui um importante cemitério arqueológico etrusco, e suas fortificações remontam a época romanesca. Ao passearmos pela sua única rua que sobreviveu a todos esses anos, podemos voltar ao tempo e descobrir monumentos belíssimos, restaurados, que contam toda a história dessa vila tão charmosa.

O atual centro foi construído na Idade Média, perto do atual cemitério etrusco, pelos Aldobrandeschi. Importante família que na época controlava a vila. Construíram seu castelo por volta do ano mil. Depois de muitas passagens de poder, várias famílias, cidades que tomaram conta do lugar, Sovana foi levada, por Siena, para as mãos da família Medici que enfim a fez mais uma cidade pertencente ao Grão-Ducado da Toscana.

Além do interessantíssimo cemitério etrusco, onde podemos visitar tumbas, e vestígios super significativos desse povo que viveu nessa região nos sítios arqueológicos, outras construções antigas ainda são imperdíveis. Tais como a Catedral, o Palácio do Bispo, a Igreja de Santa Maria Maggiore, a Igreja de São Mamiliano, o Oratório, a Capela de São Sebastião, as construções militares e toda a arquitetura da cidade.

Sovana, uma vila interessantíssima de se conhecer e aprender sempre um pouco mais etapas da nossa história mundial. Preciosa para nossa cultura, preciosa para nosso passado. Vale muito a pena conhecê-la.

*Foto 1 – www.ouverture.it
Foto 2 – http://www.toscane-toscana.org
Foto 3 – http://www.maneggiobelvedere.it/

Anúncios

Responses

  1. Sempre ottimi post, complimenti!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: