Publicado por: Flavia Sbragia | 25/09/2010

Conhecendo Pescia e passando por Collodi

Depois de Lucca e Vinci partimos em busca de Pescia e Collodi. Cidades que já foram temas de posts anteriores (veja aqui e aqui). Mas eu tinha até aquele momento apenas pesquisado sobre elas, nunca estado realmente lá. Aproveitei e incluí no nosso roteiro.

Chegar em Pescia é incrível. Um arco enorme de pedras nos dá as boas vindas. Estamos de um dos lados da cidade, o lado religioso. Ficamos um pouco perdidos, não sabiamos se podíamos estacionar ali e se estávamos muito longe do “centro histórico”. Resolvemos arriscar e andamos um pouco mais, foi aí que avistamos o rio.

Confesso que estava ansiosa para ver o tal rio que corta Pescia tornando-a uma em duas. Admito que não pensava que o o rio fosse tão largo. Nossa é muito grande!!! E lindo!! Com de um lado da ponte umas fontes d’água e do outro um verde incrível e mais pontes antigas.

No dia tinham vários onibus parados pela cidade. Eram turistas que pararam às margens do rio e ali ficaram contemplando a cidade. Atravessamos a ponte e fomos conhecer o outro lado, o lado cívil da cidade. Deixamos o carro estacionado perto do rio e fomos enfim conhecer Pescia à pé.

Mais uns passos, entrando pelas suas ruas encontramos uma, como eu posso dizer, praça, ,larga, imensa, que mais parecia uma rua, pois possuí calçadas e carros estacionados na parte interior. Era a Piazza Mazzini. Muito bonita, pois as casas, os pequenos prédios a circundam, e ao seu final avistamos o belo  palácio da Camara Municipal.

Com suas escadarias enormes e uma torre que de longe se via o relógio, está ainda alí, imponente ao final de uma caminhada. Não resisti, tive que subir as escadas e ir ao seu encontro. Não pude entrar, mas lá em cima encontrei uma espécie de varanda que de cima nos dava toda a linda vista de ver um pouco de Pescia logo a baixo.

Antes de seguir para Collodi, ainda conhecemos a bela igreja de Santo Stefano, que fica em uma praça perto da Camara Municipal e ainda passamos por ruelas que ainda carregam a história antiga da cidade, ruas que foram preservadas. São até hoje como eram na época de quando a cidade estava sendo formada.

Não que as outras ruas sejam modernas, modernas como o nosso tempo de agora. Nada disso. Todas as ruas carregam histórias medievais, a unica diferença é que ao longo daquela época algumas foram sendo modificadas e outras preservadas de como tinham sido concebidas. Mas todas são até hoje medievais.

Partimos, então, em direção à Collodi. Infelizmente chegamos na cidade na hora em que o parque estava fechando. Não pudemos entrar e conhecer finalmente o universo de Pinocchio na cidade de seu “pai”.

Infelizmente por um lado que foi desse impedimento, mas felizmente por outro motivo, gostamos tanto de Pescia que resolvemos e passamos praticamente a tarde inteira passeando pelo seu interior. Admirando sua beleza.

Não vimos o tempo passar, e como no verão o sol se põe muito mais tarde do que aqui no Brasil, por volta de 20:30h, saimos de Pescia ainda com sol alto, sem nos darmos conta de que naquela hora provavelmente o parque já tinha fechado. Não tem problema, deixa para uma próxima vez. Assim tenho mais “desculpas” para viver meus sonhos ainda não realizados.

*Fotos arquivo pessoal
Anúncios

Responses

  1. Nossa! Lendo o teu post tenho vontade de voltar a morar lá. Às vezes quem vem de fora vê coisas que quem é do lugar não enxerga!!
    Obrigado!!

    • Olá Alessandro,
      sua cidade é muito linda mesmo!! Fico feliz que eu tenha conseguido passar para você e aos outros leitores o quanto eu gostei dela. 😀


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: