Publicado por: Flavia Sbragia | 07/08/2010

Greve in Chianti

Pegando carona com a novela das oito da Rede Globo, Passione, vamos ver uma cidade que talvez tenha sido por seu nome uma inspiração ao autor da novela em batizar a sua fictícia Laurenza in Chianti. Mas que fique bem claro que não sei ao certo se foi por causa dela ou apenas é uma coincidência. A cidade chama-se Greve in Chianti.

Localizada no centro da região Toscana, Greve é um município da província de Florença, fica exatamente a uns 31km ao sul da capital da região. Sua história vem de muito antes dos etruscos que posteriormente foi dominada pelos romanos.

Há indícios históricos que durante o século XI houve ali uma povoação monástica, que tinha como base uma colina próxima à cidade e que hoje é chamada de Colina de San Francesco. No lugar onde hoje há o mosteiro franciscano construído no século XV, foi um dia um outro mosteiro, só que dedicado ao Santo Savi. No mesmo local também havia um pequeno hospital.

A cidade, localizada onde era um importante eixo rodoviário, desenvolveu-se tendo sua economia baseada principalmente no mercado. Pois ao seu redor, em todo o território denominado posteriormente de Chianti, é justamente a região onde são cultivadas as principais uvas dos tão famosos Super-Toscanos, além de excelentes azeites e trufas.

E por falar em mercado,desde aqueles tempos até hoje é em sua curiosa praça que ele é realizado. A praça, hoje dedicada á Giacomo Matteotti tem o formato triangular, parece um funil, é composta por vários edifícios medievais e vários pórticos. Até hoje é um lugar movimentando e bem animado.

Outros lugares bem interessantes de conhecer na cidade e ao redor dela. As encantadoras aldeias como Montefioralle, com casas de pedra e ruas pavimentadas; e Panzano, onde há a Igreja românica de San Leolino com os cinco arcos de um portico do século XVI; os lindíssimos e importantes castelos: Castellaccio de Lucolena, castelo Cintoia, Castelo Lucolena, Castelo Mugnana, Castelo Sezze, Castelo Uzzano, Castello di Verrazzano, Castelo Vicchiomaggio e castelo Vignamaggio. E também o Monte San Michele, o pico mais alto em Chianti, com 892m de altura.

Não deixem de conhecer Greve in Chianti, não é Laurenza (com Toni Ramos e companhia hehe), mas é muito mais do que isso, é mais um lugar onde podemos desfrutar de momentos históricos, paisagens espetaculares e muitos, muitos sonhos a serem vividos.

* Fotos site oficial da cidade http://www.comune.greve-in-chianti.fi.it
Anúncios

Responses

  1. Flavinha!!toda vez que eu entro no seu site ele está mais bonito e com mais informações culturais importantes…Parabéns!!!

  2. Flávia,

    Estarei na Toscana entre natal e ano novo, e gostaria muito de ir a esta igrejinha que está na foto, e que parece ser a que “Gemma” freguentava perto do sítio em Laureanza…..rsrs…..vi diversas fotos mas não sei exatamente onde fica.
    Você pode me ajudar?
    obrigada
    Márcia

  3. Boa tarde, Flavia.
    Estive em Greve in Chianti no final de setembro 2013 e o local vale mesmo a visita. A Piazza Matteoti possui restaurantes muito bons e um antigo açougue, de 1729, ainda em funcionamento. Paraíso para os apreciadores de presunto, linguiças e derivados. Fiquei com vontade de voltar, para visitar os castelos e as vinícolas de que você falou.
    Ótimo blog. Um abraço.

    • Obrigada Germano!! Fico feliz que tenha aproveitado bem a viagem e gostado de visitar essas cidades pitorescas!!

  4. Flávia, também tenho a alegria de ter nonno e pai nascidos em Lucca. Já estive em Greve, recomendo a todos que pretendem ir para Italia. Em Julho estarei lá mais uma vez.

    Abraço,

    Paulo Piagentini

  5. Cara Flávia, fico 42 dias na Toscana, 02/08/ a 11/09/ sendo que, de 03 a 18 de agosto em Montepulciano, de 18 a 28 em Volterra e de 05 a 11 de setembro em Greve in Chianti.
    Alguma ideia o que ver e fazer ? Em Volterra é Greve in Chianti haverá fedias tradicionais.
    Obrigado.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: