Publicado por: Flavia Sbragia | 25/07/2010

Collodi e o imaginário infantil

No post anterior falamos da cidadezinha de Pescia, os que a conhecem podem ter percebido que eu não mencionei o lugarejo conhecido, principalmente no imaginário infantil, que fica bem próximo, chamado Collodi. Mas é que deixei para o post de hoje.

Antiga vila surgida no final do século XII. Como várias outras cidades medievais toscanas, Collodi teve sua estrutura montada estrategicamente militar subindo a colina, assim poderia se defender de possíveis ataques dos inimigos. Com isso uma incrível cascata de pequenas casas deu vida à cidade.

Até aí, tudo bem. Mais uma dessas cidades pitorescas toscanas, cheias de histórias antigas para contar, mas porque imaginário infantil? Quem ainda não ligou nome à pessoa, e conseqüentemente ao conto, vamos agora á ele. Collodi é a cidade de Carlo Lorenzini, mais conhecido como Carlo Collodi, o “pai” do Pinocchio. Se lembram dele? Espero que sim.

Bem, a cidade é hoje muito procurada pelos turistas por causa justamente dessa marionete tão famosa que até lugar nos desenhos Disney tem, mas que antes de tudo está no coração e em todas as lojinhas de suvenir da Toscana. É nela que encontramos o parque do Pinóquio. Um lugar cheio de brinquedos e magias tanto para as crianças quanto para os adultos que ainda guardam Pinóquio e suas peripécias no coração.

O parque foi construído entre os anos de 1956 e 1987. Nele encontramos estátuas dos personagens que “seguem” um caminho. O caminho percorrido pela marionete-menino na sua fábula. E no final dele há o museu, ou laboratório, de palavras e números onde de tempos em tempos há vários tipos de exposição sobre o boneco.

Mas além do parque, em Collodi ainda podemos conhecer o Jardim Garzoni e a Casa das Borboletas. O Jardim é parte da propriedade que pertencia aos Garzoni. Família florentina muito rica que morou por ali durante o poderio de Florença em Pescia. Podemos dizer que o jardim é uma obra de arte, pois há um perfeito equilíbrio entre o verde da natureza com as escadarias, jogos de água e as esculturas que fazem parte do que um dia também foi local da vila de operários.

Já a Casa das Borboletas é uma estufa, feita de pedra e cristais que abriga espécies de borboletas de todo o mundo, que dividem o espaço com um belo jardim exótico onde dele elas se alimentam e também nele se reproduzem. As melhores tecnologias foram aplicadas no local para que além de conservar o ambiente, pudéssemos sentir uma leveza, como se estivéssemos em um copo cheio de magia.

Collodi é isso. Um lugar para deixarmos a imaginação fluir. Crianças de idade e de coração, podem aproveitar para se divertir bastante. Entrando em um mundo de contos infantis e “viajando” nas épocas e sensações diversas.

Mais informações sobre o Parque vocês encontram no site oficial: www.pinocchio.it

* Fotos dos sites vacanzeinversilia.com e  italien-pasta.fr
Anúncios

Responses

  1. OLA!QUERO AGRADECER A TODOS PELA MATERIA SOBRE COLODI QUE EU CONHECI,QUANDO EU MORAVA EM FLORENÇA.E UM PARQUE MUITO BONITO,E A GENTE SE EMOCIONA QUANDO ENTRA NO PARQUE,PORQUE E UMA HISTORIA E UM LUGAR MUITO ANTIGO.SOU MORADOR DE CURITIBA E PRETENDO VOLTAR LA NOVAMENTE!
    UM ABRAÇO A TODOS!

  2. Gostei da descrição e me interessa conhecer Collodi no proximo janeiro. Qual o tipo de tranporte utilizamos para chegar a Collodi> Planejo partir de Pistoia. É possivel>

    • Olá Andrea,
      se estiver de carro, pegue a Autoestrada Firenze – Mare em direção à Pisa. Saia na saída “Chiesina Uzzanese” e vá em direção Pescia/Collodi. (para chegar leva um pouco mais de 30min)
      De trem, pegue para Pescia e lá um onibus para Collodi.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: