Publicado por: Flavia Sbragia | 24/07/2010

Pescia, a capital das flores

Hoje vamos falar de uma cidadezinha medieval muito curiosa chamada Pescia. Localizada na base de dois longos vales da montanha apenina toscana, na província de Pistóia, a noroeste de Florença, ela ocupa uma área de aproximadamente 79Km, e é dividida em duas áreas urbanas por um rio de mesmo nome.

Essas áreas são muito contrastantes. À leste a cidade cresceu ao redor da Catedral, Paróquia de Santa Maria, de forma circular enquanto que à oeste, o núcleo urbano tem a forma longitudinal originário da Câmara Municipal e da atual Piazza Mazzini. Por causa dessa “separação” a cidade ficou dividida entre o lado religioso e o lado civil. E entre elas, uma ponte que liga essas duas partes de uma mesma cidade.

Dominada por Lucca e posteriormente por Florença em toda a Idade Média, somente no final do século XVII, Pescia foi finalmente declarada Cidade do Grão-Ducado da Toscana”, libertando-se dos poderes imperiais e tornando-se um município independente.

Como ela não é muito grande podemos conhecê-la em sua maior parte à pé, pois é uma cidade muito pedestre, ou até mesmo alugar bicicletas ou lambretas. Mas quem preferir pode se deslocar pela cidade de ônibus, eles cobrem quase todos os bairros da cidade, de taxi ou de carro mesmo, há bastante estacionamento pela cidade.

As principais atrações são: Duomo di Santa Maria Assunta; Igreja de San Francesco;Igreja de San Antonio; Palazzi de Pescia, que é composto pelos palácios Cecchi, Cardini, Galeotti, Podesta e o palácio comunal; e o Mercanto dei Fiori, que é o mercado local de flores da cidade, com sua paisagem e fragrâncias incríveis e emocionantes, um colorido espetacular.

Por falar em flores, Pescia além de centro comercial, artístico e cultural, é também conhecida em toda Itália e até Europa como “Capital italiana das Flores”. Além de exportar flores frescas e secas, de dois em dois anos acontecia a “Bienal das Flores”, é uma pena que tenha terminado. Aos românticos de plantão recomendo uma caminhada pelo antigo caminho chamado Mulattiere.

Em todo primeiro domingo de setembro, acontece na cidade o Palio dei Rioni, uma competição de arco e flecha onde os participantes usam roupas medievais e há uma cerimônia incrível envolvendo toda a cidade.

Não deixem de conhecer essa cidade tão cheia de belezas medievais,curiosidade em sua estrutura,e que além das flores, produz vinhos e principalmente azeites da melhor qualidade, todos feitos a partir das videiras e oliveiras da região.

* Fotos retiradas do site oficial de Pescia: http://www.comune.pescia.pt.it
Anúncios

Responses

  1. Só posso estar emocionado em ver a minha pequena Pescia neste blog.
    Obrigado!!!

  2. Oi!!!

    Sou casada com o Alessandro, que é de Pescia, e já te escreveu. Só uma correção: a Bienal das Flores não tem mais, infelizmente, uma pena.
    E o Palio é realmente uma festa muito legal de ver, com todos aqueles trajes no desfile e a prova de arco e flecha.
    Se tiveres curiosidade, temos 3 videos de Pescia:
    http://migre.me/ZHLU
    http://migre.me/ZHMN
    http://migre.me/ZHNL
    abs,
    Daniella

    • Obrigada Daniela, farei a correção. Quanto aos vídeos, já assisti alguns e com a permisão do Alessandro colocarei na página “Cantinho do Viajante”. Obrigada e bem vinda ao blog!!

  3. Querida.
    Amei suas informações.
    Sou escritora de romances e estou pesquisando sobre essa região para um próximo livro.
    Gostaria de saber se você pode me ajudar com informações, principalmente sobre animais nativos que habitam nas montanhas Apeninas no entorno de Pescia.
    Minha estória se baseia na bruxaria italiana ou stregherie e as informações que achei estão muito carentes de conteúdo.
    Agradeço desde já o apoio.
    Saudações ensolaradas do Rio de Janeiro

    Leatrice Asthar


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: