Publicado por: Flavia Sbragia | 17/07/2010

Maremma e seus encantos

Hoje falaremos de uma região dentro da Região. Sim, porque a Toscana pode ser subdividida e cada área tem um nome específico. Ficaremos então, para começar, com Maremma. Ela é uma região que consiste uma boa parte do sudoeste toscano, quase um quarto da área geográfica da Região.

Com um território diversificado, podemos nos deparar com mar, morros, montanhas, tudo misturado nos mostrando uma beleza incrível, onde tudo faz parte de um microcosmo perfeito, ela é normalmente subdividida em três áreas principais:

Maremma Alta, ou Norte, que faz fronteira com as províncias de Siena e Pisa, cobrindo uma boa parte de Livorno. Essa área é muito rica e fortemente relacionada aos recursos minerais locais. Os etruscos estabeleceram várias cidades a partir da comercialização dos metais.

Maremma Central, que compreende a área de Grosseto e seus arredores. Onde podemos visitar um sitio arqueológico da cidade etrusca de Roselle. É uma área que oferece desde praias, passando por uma área terrestre que chega às colinas.

E finalmente, Maremma Baixa, ou Sul. Fronteiriça com Lazio, que vai do sul de Grosseto até a Costa d’Argento (Costa de Prata).Podemos dizer que é a área mais representativa de toda a região pois é a maior. Nela podemos ver ao longe o mar toscano, o Parque Natural de Maremma e a península Argentaio, muito conhecida pelo contraste entre as rochas brancas com o mar azul.

Região anteriormente muito pantanosa, foi dragada no período fascista, era tradicionalmente povoada pelos Buterri, vaqueiros que com muita dificuldade criavam gado e ovinos dentro dessa região, ainda então, alagada. E hoje é muito promovida como destino de turismo rural.

Podemos dizer que Maremma é hoje um dos melhores destinos turísticos da Itália, com seus importantes recursos naturais e ambientais, essa região ainda preserva as antigas tradições da cultura toscana. Atende à gostos variados, desde mares e praias até parques e reservas naturais.

Para terem um exemplo de como essa área é, além de tudo, muito ligada e preocupada em promover eventos que unam tudo o que ela pode nos oferecer, dêem uma passadinha no blog da minha amiga Roberta Ristori (Giro pela Toscana) e leiam um post sobre o que está se passando por lá nesse momento, o Vivamus Summer Festival. Maremma, vale muito a pena conhecer.

*Fotos/figuras tiradas dos seguintes sites:
Figura/foto 1 – maremmapromotion.it
Figura/foto 2 – allameria.it
Figura/foto 3- ilcomuneinforma.it
Anúncios

Responses

  1. Adorei o post! Bom, nada de novidade, né?! Afinal sou uma grande fã do Toscana, aí vou eu! rsrs Obrigada pelo lonk, querida! Beijos!

  2. Flavia, quais são boas praias com boa infraestrutura para família em Maremma?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: