Publicado por: Flavia Sbragia | 26/06/2010

Montecarlo e a “Strada del Vino e dell’Olio”

Mais um especial sobre Lucca. Hoje é dia de conhecermos Montecarlo. Sim, na província de Lucca há uma pequena cidade chamada Montecarlo, mas nada tem haver com a sua xará francesa.

Construída a partir de uma fortificação que foi construída para abrigar os habitantes de Vivanaia, cidade destruída pelos florentinos em 1331, é considerada uma das mais jovens cidades toscanas, Montecarlo foi construída em cima de uma colina isolada, data seu início no século XIV. Seu nome foi dado como homenagem ao príncipe Carlo. Foi ele quem libertou Lucca do cerco de Pisa, tornando-se mais tarde imperador Carlo IV.Sua extensão é de 1.559 hectares e possui uma população com cerca de 4.335 habitantes.

Ainda hoje podemos visitar seu bem preservado centro histórico, bem como suas muralhas, a Chiesa (Igreja) Collegiata di S. Andrea, o Instituto Pellegrini Carmignani, a Igreja Paroquial de San Piero in Campo e a Chiesa di S. Anna e a fortaleza, mas o que mais atrai as pessoas à essa cidade é a sua produção de vinhos DOC e de azeites (Olio) de muito boa qualidade.

Por falar em vinho, esse produto é faz parte da história do território de Montecarlo, o mais antigo documento encontrado data do ano de 846 dC. Mas foi na Idade Media que a sua produção aumentou, dando então origem à uma antiga rota do vinho que percorria toda região da colina. E foi lá que surgiu um dos mais antigos vinhos Toscanos, o Vivinaia, mesmo nome da antiga cidade.

Em julho de 1996 a Região Toscana aprovou uma lei que reuniu todas as fazendas produtoras de vinho da região, fazendo assim uma nova Rota do Vinho, onde além do vinho, as comidas típicas, as artes e a natureza também são parte da atração do caminho a ser percorrido. Ou seja, o enoturismo, onde a intensão é promover o conhecimento do vinho diretamente no seu território, vendo desde as plantações até o seu envazamento e armazenamento.

E em 1999 foi formada a “Strada del Vino delle Colline Lucchesi e Montecarlo”, uma ação conjunta da Província de Lucca com a Camera di Commercio di Lucca, Azienda di Promozione Turistica di Lucca, Consorzio dei Vini D.O.C. Colline Lucchesi e Consorzio dei Vini DCC Montecarlo, e também as cidades de Lucca, Capannori, Montecarlo, Altopascio e Porcari..

Fazem parte da “Strada del Vino delle Colline Lucchesi e Montecarlo” as seguintes fazendas:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: