Publicado por: Flavia Sbragia | 20/06/2010

Meu primeiro e verdadeiro tour por Florença

Esse na verdade foi o meu terceiro dia em Florença. No primeiro mal pude conhece-la. Tive que assistir uma espécie de conferencia e passei a manhã inteira presa em um auditório. Durante a tarde consegui dar umas voltas pela cidade. Mas na época eu estava passando os dias em Siena, então em uma certa hora do dia tive que voltar ao hotel.

A segunda ida à cidade renascentista, foi um pouco mais calma,alguns dias depois daquele primeiro, tive um dia livre durante o curso de língua e cultura italiana , combinei com minhas colegas e fomos de trem tentar desvendar as maravilhas daquela cidade.

Nesses dois dias pude subir a Torre do Duomo, ver o Davi e conhecer a Galleria dell’ Accademia, passar pela Ponte Vecchio e passear pelo Giardino di Bobboli. Mas tudo isso nesses dias foi visto assim, sem maiores explicações. Como se a história fosse passada por cima. Eu via que aquilo era parte de um todo, mas não compreendia o todo.

Foi, então, que aconteceu meu terceiro dia em Florença. O curso tinha terminado no dia anterior, eu voltava para a casa dos meus parentes e alguns poucos dias depois iria voltar para o Brasil. Mas entre sair de Siena e ir para Lucca, encontrei-me com um amigo do meu nonno (avô), amante da história e das belas obras.

Essa sim foi um passeio inesquecível. Bem, quase inesquecível, isso porque a cada quadro, cada escultura, cada casa, cada pedacinho da cidade ele ia me contando a história, quem tinha feito, o que estava acontecendo naquela época, ou seja muita informação em muito pouco tempo. E tudo á pé, porque para conhecer Florença você tem que abdicar realmente dos meios de transporte e se tornar um simples admirador transeunte.

Carinhosamente guardo uma carta que ele escreveu para meus avós contando o que tínhamos feito naquele dia, para que assim eu pudesse sempre me recordar. Como se eu fosse capaz de esquecer o inesquecível. Vou trascrevê-la aqui para vocês viajarem comigo.

“S.Pancrazio 12-8-2000

caríssimo Renato e Neyse,

são 20h e acabei de chegar do passeio em Florença com a sua netinha Flavia, te envio estas duas linhas, assim ela se recordará aquilo que viu, senão é provável que faça uma confusão com tanta coisa que vimos: Santa Maria Novella, Cappelle Medicee, Chiesa di San Lorenzo, Orsanmichelle dentro e fora, Loggia dei Lanzi e Piazza della Signoria, Bargelo (esculturas célebres e galerias de pintura, cerâmica, arte medieval francesa, alemã, oriental, bizantina, etc), Palazzo della Signoria com os apartamentos dos Medici, Duomo dentro e fora, Battistero dentro e fora. Depois Mercato San Lorenzo, Mercato della paglia e del porcellino, visita externa do Uffizi e vista da Ponte Vecchio, casa de Dante Alighieri, Torre della Pagliazza, Casa do Collodi, Palácios célebres do centro, etc.

Tudo isso porque nos encontramos às 8h da manhã no ponto onde param os ônibus vindos de Siena, ao lado da estação ferroviária de Santa Maria Novella e fomos rapidamente deixar as suas malas e comprar o bilhete de trem para Lucca (das 18:30h).

Assim nesse espaço de tempo de mais ou menos 10 horas podemos ver tantas coisas.. Não fomos conhecer a pinacoteca do Uffizi por causa da fila interminável, íamos perder toda a manhã na fila, então a renunciamos. Mas ao mesmo tempo foi possível ter uma boa ideia de Firenze.

Era um belíssimo dia de sol e clima ameno e a vista do Palazzo della Signoria (do alto) sobre Firenze de todos os lados era belíssima. Espero não ter transtornado Flavia com tantos nomes de artistas e datas. Se lembrará? Mas é assim: em Florença tem verdadeiramente muito. Foi um prazer conhecer Flavia e saber um pouco de vocês.

Mando a vocês uma especial e afetuosa saudação e espero revê-los em breve,
Paulo”

Obrigada Paulo, foi realmente um dos dias mais incríveis da minha vida e com toda certeza o mais especial que tive na Toscana. Na minha primeira vez  nessa terra de sonhos.

Anúncios

Responses

  1. Que carta inspiradora! Dá vontade de voltar para ver tudo e novo! = )


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: