Publicado por: Flavia Sbragia | 13/06/2010

Simplesmente Viola

Dando continuidade ao assunto de ontem, hoje vamos falar da Squadra (time) Toscana mais conhecida por todos, a Fiorentina. Principal clube de futebol da cidade de mesmo nome, capital da região.

Fundada em 26 de agosto de 1926, em pela Segunda Guerra Mundial, com o nome de Associazione Calcio Firenze pelo marquês Luigi Ridolfi, membro do Partido Nacional Fascista. Sua fundação se deu pela fusão de dois antigos times de Florença, o Firenze CS e o Libertas PG.

Essa fusão foi feita para que Florença tivesse um time forte suficiente para brigar com os grandes nos campeonatos nacionais. No entanto além desse objetivo, acabou que uma antiga modalidade de futebol foi redescoberta, o Calcio Fiorentino, muito jogado por membros da família Medici, um antepassado do futebol moderno. Somente em 1931 ele passou a fazer parte da série A

Desde a sua fundação ele teve seu nome mudado várias vezes em sua história. Em 1927 foi chamada de Associazione Calcio Fiorentina e desde 2002 Florentia Viola. No entanto é mais conhecida como somente Fiorentina.

Seu uniforme é bem diferente dos demais clubes, o violeta é a sua marca e também a causa que o fez ser também conhecido como Viola. No entanto não foi sempre assim. Na época de sua fundação, os jogadores vestiam uma camisa vermelha e branca e um shorts  preto. Somente a partir de 1929 foi que a cor foi mudando aos poucos, começando por um violeta quase rosa e ao seguir dos anos esse violeta foi escurecendo até chegar na cor que vemos hoje em dia.

Em sua sala de conquistas há uma Taça das Taças, o maior troféu internacional do clube conquistado em 1960-61. Duas conquistas do Campeonato de Itália, 1955-56 e 1968-69, seis da Copa da Itália e uma Supercopa da Itália conquistada em 1996. Ele ainda carrega o título de primeiro clube italiano a atingir a final da principal competição continental, a Taça dos Campeões Europeus, em 1956-57 e também como primeiro clube italiano a vencer uma competição da UEFA, a Taça das Taças.

Desde muito tempo detentora de bons jogadores que fizeram parte da Seleção Italiana, hoje em dia, mandou para a Copa de 2010 seus jogadores Riccardo Montolivo (meia) e Alberto Gilardino (atacante)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: