Publicado por: Flavia Sbragia | 16/05/2010

Uma Toscana para ouvir on line

Imagem tirada do Blog "Projeto Escola Legal"

Hoje vamos falar sobre música italiana, mais propriamente a música atual inserida no nosso mundo tecnológico atual. Não, não estou falando de um ritmo novo ou de um novo instrumento musical e sim a música ouvida via internet diretamente da Itália.

Quando normalmente pensamos em música italiana as primeiras músicas que nos vem à cabeça são aquelas mais antigas, como Volare, Dio come ti amo, Sapore di Sale, Champagne, Arrivederci Roma, entre outras e os artistas Gin Paoli, Lucio Dala, Rita Pavone, Pepino di Capri, etc. Mas o que eles estarão ouvindo hoje? Será que eles curtem as músicas que aqui no Brasil também curtimos? Vejamos.

É uma pena que aqui no Brasil só sejam comercializados CDs de alguns poucos cantores italianos. E nisso que mesmo entre eles, o tipo musical é quase sempre o mesmo, sem novidades e muitas vezes até nos remetendo às antigas canções. Isso não querendo as desmerecer, mas assim mais parece que a Itália não avançou no tempo, não diversificou seus gostos musicais.

Mas isso não é verdade. Os Italianos possuem um gosto musical bem variado, e não peco em dizer que muito parecido com o nosso. Os jovens de lá são jovens iguais a qualquer um daqui. E escutam tanto músicas nacionais quanto as internacionais.

E a Toscana é mãe de muitas bandas atuais que fazem a cabeça dos jovens Italianos. A Terra de Puccini hoje é a terra de alguns grupos como “Il Maniscalo Maldestro, Malfunk, entre outros. Veja mais grupos no post “Rock n’Tuscany” do blog “Giro pela Toscana” da minha amiga Roberta Ristori.

Mas você nesse momento deve estar se perguntando como fazer para ouvir esses sons que a Itália está ouvindo se estamos no Brasil e não temos grande escolhas ao comprar CDs italianos? Bem, é aí que entra a tecnologia. A Toscana, e toda a Itália melhor dizendo, não está parada no tempo nem em suas músicas nem no seu avanço tecnológico. Hoje podemos ouvir ao vivo uma rádio Italiana pela internet, como se estivéssemos lá. Ouvimos até as propagandas locais!!

Essa é uma ótima oportunidade de descobrirmos uma Toscana e até uma Itália diferente para nós, mas no entanto tão comum e normal para eles. Uma igualdade muito além da nossa imaginação.

Como exemplos de rádios Toscanas on line vocês podem ouvir a Radio Toscana, Galileo, Grüne Welle, Radio Studio 54, Siena, entre outras.

Para mais informações e dicas de rádios on line de toda a Itália com seus respectivos links e dados sobre a região onde é tocada nas rádios convencionais entrem no site Kboing Rádios.

Boa Música e bom divertimento!!

Alguns Links de rádios.

Kboing Rádios
Radio Toscana
Galileo (Variedades),
Grüne Welle (contemporânea),
Radio Studio 54 (Pop-dance – CHR),
Siena (Sports News, Pop Rock)

Anúncios

Responses

  1. Amei o post! Obrigada por lembrar do Giro pela Toscana, querida! = ) Beijos!

  2. Parabens pelo trabalho…
    Estive na Italia e pude conhecer Lucca, onde tenho familia mas nubnca tinha estado lá.
    Penso voltar e poder conviver mais com aquele pessoal, super hospitaleiro…
    Tenho filhos e quer

    • Olá Zelinda,

      obrigada e bem vinda ao “Toscana, aí vou eu!!”. Que bom que gostou do blog.
      Espero que continue viajando conosco sempre, mesmo indo lá pra conviver com as suas raízes. 🙂
      Bjs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: