Publicado por: Flavia Sbragia | 02/05/2010

Festa della Libertà e Sbandieratori

Hoje em mais um dia do nosso Especial sobre Lucca vamos falar sobre mais uma manifestação cultural da cidade, a Festa della Libertà (Festa da Liberdade), que originalmente era chamada de Festa della Repubblica di Lucca (Festa da República de Lucca).

Esse evento foi introduzido na vida da cidade por volta de do final do século XIV, sempre no primeiro domingo depois da Páscoa. Ele é realizado como uma comemoração de um evento ocorrido anos antes, quando o Imperador Carlos IV libertou a cidade de Lucca de trinta anos de tirania da cidade de Pisa.

A Festa é compreendida de cortejo histórico que percorre as ruas da cidade, missa da Liberdade, apresentação dos Balestieri e depois uma procissão com grupos importantes de toda a cidade. A solenidade termina com a cerimonia da antiga posse da nova porta-estandarte, a performance de grupos de músicos e novamente os Balestieri.

A essa altura vocês podem estar se perguntando o que são os Balestieri. Pois então vamos à eles.

Balestieri são arqueiros, mas não arqueiros comuns. Eles fazem performances com seus arcos e flechas, e sempre vestidos com roupas medievais.

Um outro grupo também muito comum em manifestações culturais são os Sbandieratori, que são homens que lidam com a arte de fazer malabarismos com bandeiras. Mas não são bandeiras comuns não. Elas são enormes e pesadas, pude comprovar quando eles vieram ao Rio de Janeiro fazer uma apresentação na Cinelândia em comemoração aos 25 anos da Associazione Lucchesi nel Mondo da cidade.

Essa tradição vem da era medieval, onde as bandeiras eram colocadas à frente dos exércitos durante as guerras. Eles se vestem com roupas do estilo da época antiga e fazem danças e malabares aos ritmos de tambores de uma pequena banda que os acompanha. Mas além da dança conjunta há também o duelo e até a apresentação individual que pode compreender mais de uma bandeira com apenas um homem.

Coloco aqui os vídeos que filmei nessa apresentação no Centro do Rio de Janeiro, a imagem não é tão boa, pois utilizei o celular, isso também vale para o som. Mas aqui se tem uma “palinha” do que eles são capazes de fazer e nos surpreender.

Anúncios

Responses

  1. Aha, finalmente descobri o que representam os sbandieratori! rsrs Já vi algumas apresentações, sempre achei bem interessante, mas não sabia a história!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: