Publicado por: Flavia Sbragia | 01/05/2010

La Luminaria di Santa Croce

Em muitas manifestações culturais na Toscana vemos alguns personagens e não sabemos ao certo do que se trata, ou até achamos bonito sua arte mas não sabemos a história que eles representam. Por isso tanto hoje e amanhã no Especial de Lucca, quanto em outras ocasiões, falaremos sobre algumas dessas manifestações e seus personagens muito comuns em determinadas épocas do ano na região.

Como estamos no Especial, e anteriormente falamos da lenda do Volto Santo, vamos hoje falar sobre a manifestação cultural em Lucca onde a imagem é o centro principal da festa. É o “Luminaria di Santa Croce”.

A Luminária é a procissão noturna que acontece dentro da “Festa da Exaltação da Santa Cruz”, principal festa diocesana da cidade que acontece com os Vésperas, que são orações (orações, cantos e salmos) do pôr do Sol de 13 de setembro e vai até o dia 14.

Nela as pessoas vão em cortejo pela cidade saindo da Igreja de San Frediano em direção a Igreja de San Martino com velas acesas, no caminho do milagre, isso porque faz parte uma outra lenda que diz com que a imagem ates designada à permanecer em uma Capela da San Frediano, foi encontrada no dia seguinte em um jardim perto da San Martino, isso foi recebido como milagre e desde então a imagem está situada no lugar onde escolheu ficar. No final há uma cerimônia religiosa na Igreja de San Martino.

O Caminho do Milagre é constituído por: Piazza San Frediano, Piazza San Martino, Via Fillungo, Via Roma, Via Vittorio Veneto, Piazza Grande, Piazza del Giglio, Via del Duomo, Piazza San Giovanni e Piazza San Martino.

Toda a iluminação pública da cidade é apagada, as únicas luzes são proveniente das velas que além de estarem junto às pessoas estão também por toda a parte do caminho aos milhares. Esse tipo de manifestação é muito comum na região e também os últimos resquícios de uma época onde a cera das abelhas era artigo de luxo e as pessoas com maior poder aquisitivo as oferecia como oferenda aos padroeiros da sua cidade como forma de agradecimento às graças alcançadas. Hoje não há essa mesma relação com a cera propriamente, mas as velas continuam com essa mesma intenção.

A procissão compreende desfile do clero da cidade e componentes das dioceses vizinhas e tradicionais, como a imagem em si não acompanha o cortejo, o Arcebispo da Diocese é quem vai representando a santidade do caminho. Logo após vem as autoridades da cidade e das cidades vizinhas, ou seus representantes, que por conseguinte são seguidos pelos representantes das associações laicas e civis que representam a cidade por todo o mundo e logo em seguida um grupo de pessoas com roupas da época medieval, representando as tradições.

Durante a procissão é entoado o seguinte canto:

Evviva la Croce, la Croce evviva
Viva a Cruz, e chi la esaltò
Viva a Cruz, e chi la esaltò

Su te il Volto Santo qual dolce pastore
lo sguardo d’amore, oh Lucca posò
Evviva la Croce…
Per vie misteriose dai mari d’oriente
un braccio potente a noi guidò
Evviva la Croce…
La Chiesa di Lucca ha il cuore rivolto
Face anche oggi quel Volto che invia a sperar
Evviva la Croce…
La Croce è mistero di morte e di vita
la strada ci addita e forza ci dà
Evviva la Croce…

(Tradução)

Viva a Cruz, dê vivas à Cruz
Viva a Cruz e quem a exaltou
Viva a Cruz e quem a exaltou

Sobre vós o Santo Rosto do doce pastor
O olha de amor, oh Lucca colocou
Viva a Cruz …
Por estradas misteriosas dos mares do oriente
Um braço poderoso a nós guiou
Viva a Cruz …
A igreja de Lucca tem o coração alegre
Pois até hoje aquela face a traz esperança
Viva a Cruz …
A Cruz é um mistério de morte e de vida
A estrada nos mostra e nos dá força
Viva a Cruz …

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: