Publicado por: Flavia Sbragia | 03/04/2010

Giro d’Italia na Toscana

Hoje vamos falar do Giro d’Itália 2010, que começará em 6 de maio em Amsterdã. É isso mesmo, o giro é da Italia, mas começa na Holanda. Pra quem tem tv a cabo é uma ótima oportunidade para não só acompanhar os ciclistas como para curtir as paisagens.

Como aqui falamos da Região Toscana propriamente, as demais rotas, e mais informações sobre o evento, vocês podem conferir no site do jornal “Gazzetta dello Sport” que tem um especial sobre o assunto.

Descreverei por quais cidades toscanas eles passarão. assim poderemos desfrutar suas paisagens sabendo um pouco mais de cada uma. E, quem sabe, uma delas pode, mais tarde, fazer parte de um dos nossos roteiros de viagens pela região. Já que normalmente não dispomos do tempo necessário para conhecer tudo por lá, temos que dividir em vários agradáveis retornos.

Os ciclistas entrarão na Toscana na etapa 6, que vai de Fidenza a Carrara, no dia 14 de maio, pelo município de Borgo Val di Taro. Seu território está localizado exatamente na fronteira entre Ligúria, Toscana e Emilia-Romagna.

Devido a esta sua posição estratégica, foi muito utilizado por comerciantes, peregrinos e viajantes. pois ela era a transição do Vale do Pó para a Lunigiana e Gênova, centros urbanos das três regiões.

Suas belezas não são tão divulgadas, mas vale a pena dar uma passeada para admirar sua arquitetura presente na paróquia de S. Antonino, no palácio Tardiani, Palácio Manara, na Igreja de S. Domenico, na Igreja de S. Rocco e na paróquia de Porcigatone.

Outro atrativo, esse gastronômico, são os seus “Funghi”, que em 1993 obteve o IGP, Indicação Geográfica Protegida, e também entrou para o circuito de “Cittaslow” que une todas as pequenas cidades onde a vida boa é uma prioridade.

Do Borgo, os ciclistas pegarão a passagem “Passo del Bratello”, que nada mais é uma linda estrada que vai até Pontremoli, cidade da província de Massa-Carrara.

Antes de chegar a Pontremoli, eles irão passar em Grondola, uma cidadezinha que fica a 630 metros de altura, que durante a Idade Média era o ponto de observação para a segurança do Passo del Bratello. Com 102 habitantes, distancia-se de Pontremoli 5,67Km. Suas fortificações estão em ruínas, mas a paisagem que se vê do alto ainda é privilegiada.

Pontremoli é uma cidade com cerca de 8.255 habitantes em uma área de 182km2. É conhecida como “Cidade do Livro”, desde aproximadamente 1458. Essa denominação foi dada pois após dois anos da invenção da imprensa, a cidade tornou-se um importante centro de vendas de livros, tantos os seus quanto os da Lunigiana Alta. Com feiras que eram livrarias de rua,durante o século XIX, ela se desenvolveu e ganhou fama internacional.

De Pontremoli à Villafranca in Lunigiana. Município localizado no meio do vale do rio Magra, é um território predominantemente plano e montanhoso. Essencialmente agrícola, possuí grandes áreas com plantações de grãos e pastagens, e vinhas que cobrem os terraços ensolarados.

Ainda possuí vestígios da fortificação da era medieval, como lojas. portais, janelas, passagens abobadadas, etc. Entre alguns lugares que valem a pena ser visitados, o “Castello di Malnido” e a “Chiesa di San Giovanni Battista”

De Villafranca eles partem rumo a Aulla, cidade que já foi tema de um post aqui no blog. Para recordá-la clique aqui.

Amanhã terminaremos o que é essa “etapa 6” que termina em Carrara.

Enquanto isso acompanhe no mapa as cidades do evento.

Mapa Giro d’Italia na Toscana

Até!!

Anúncios

Responses

  1. Parabéns Flávia. Acabo de entrar no blog e achei uma excelente iniciativa!

    Um Abraço,
    Rodrigo

    • Obrigada Rodrigo,
      é feito com todo o coração.
      Espero que continue passado por aqui e viajando conosco!!
      Bem vindo e boas viagens!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: