Publicado por: Flavia Sbragia | 21/03/2010

“Passione” e suas cidades toscanas

No Post de hoje ficamos sabendo um pouco mais sobre onde estão sendo filmadas as cenas da próxima novela das 21h da Rede Globo. Hoje saberemos um pouco mais sobre as cidades.

Além da capital Florença, onde haverá cenas em locais específicos como a Igreja de Igreja San Giovanni Batista, a maioria das cidades escolhidas pelo autor e pela diretora da novela fica na província de Siena, são as cidades: Buonconvento, Montepulciano, Monteriggioni, Monticchiello, San Quirico, Siena e Pienza . San Galgano, Locanda Della Amororosa, Ville di corsano, Montecchiaro são locais específicos em Siena e ainda Fratoio, em Lucca.

Buonconvento é um importante centro agrícola da região localizada na chamada “Crete Senesi”, ou seja “argilas Sienesas”. A Crete Senesi é composta por uma série de morros e matas, e por ela encontramos várias aldeias. Em Buonconvento podemos nos deliciar com sua gastronomia tanto na culinária, com as trufas brancas quanto com seus vinhos, o Val d’Arbia DOC, que é um vinho branco, e o Vinsanto, que é um vinho de sobremesa. Mas a vila ainda abriga o Museu de Arte Sacra, onde encontramos pinturas de Sano di Pietro e Giovanni di Matteo, além de esculturas em madeira e mármore.

Montepulciano é uma cidade de origem etrusca localizada no alto de uma colina. Conhecida pelo seu vinho DOCG “Vino Nobile di Montepulciano” apresenta uma arquitetura das épocas Medieval e Renascentista com obras de Baldassarre, Michelozzo, Peruzzi e Vugnola, entre outros. Ainda podemos encontrar nos seus arredores os banhos termais de S.Albino. Durante algumas épocas do ano há eventos bem interessantes como o “Bruscello” que é um tradicional espetáculo, realizado na escadaria da catedral, de fala em rima; O “Cantiere Internazionele d’Arte”; E o “Bravio”, que trata-se de uma corrida de barril de vinho onde as contradas, ou melhor dizendo, os bairros disputam entre eles. Nessa ocasião há uma procissão onde as contradas se vestem com vestimentas de época medieval.

Monteriggioni é um antigo burgo medieval fortificado localizado em cima de uma colina. Já foi palco de várias batalhas e disputado por Siena e Florença e por isso, é todo cercado por muralhas e torres de defesa. É pequena, em meia hora conseguimos conhece-la inteiramente. Mas aqui para nós, por experiência própria, por mais que ela não tenha atrações turísticas, somente algumas poucas lojas onde podemos comprar produtos locais, eu amei conhecê-la. Tem um ar muito agradável, nela você realmente se torna mais ainda parte de história. Acho que por ela ser tão pequena é tão querida, é tão acolhedora. Com ótima localização para os tempos de batalha, agradeço por ela está intacta e nos remeter a essa época de tantos mistérios.

Monticchiello está localizado sobre uma colina, região chamada de Val d’Orcia de Pienza, província de Siena. Antiga vila medieval, conserva até hoje seu estilo gótico. Ficou conhecido pelo Teatro. O “Teatro Povero di Monticchielo” foi uma iniciativa iniciada no ano de 1967 e todo o final de julho e quase a totalidade do mês de agosto ele é realizado na praça central da vila. Dramas que narram réplicas da vida cotidiana são encenados pelos próprios habitantes. Além do mesmo ocorrer com o roteiro, música e cenário. Todos feitos pelos locais.

San Quirico é uma cidade de origem etrusca localizada ao norte do Val d’Orcia em uma posição estratégica ao longo da via Cassia. Foi muitas vezes local de residência de oficiais imperiais. Possui uma arquitetura de estilo romantico-gotico. É reconhecida pelos seus jardins, os Horti Leonin que são referencia em toda Itália.

Siena é a capital da província que leva o mesmo nome. Encantadora por natureza devido à sua estrutura toda medieval, é uma cidade construída em forma de Y no alto de colinas. Conhecida pelos seus doces, como o Panforte é uma cidade que preserva toda a sua história, vide a disputa entre contradas, ou seja, bairros. Essa disputa pode ser vista mais facilmente duas vezes ao ano no Palio di Siena, uma corrida de cavalos onde o joquei monta à pelo e tem que percorrer todo o contorno da Piazza del Campo por três vezes. Quem chegar primeiro é a contrada vencedora.

Pienza é uma cidade que foi planejada pelo Papa Pio II no século XV e construída em cima do castelo medieval de Corsignano, que marcou a fronteira entre as possessões de Siena, Florença e Orviet. Nunca chegou a ser concluída. Faz parte hoje do patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Por mais que inacabada, nela podemos ver várias obras de arte de vários artistas, começando pela sua catedral e indo até a sua Câmara Municipal.

San Galgano, ou Abadia de San Galgano é um antigo mosteiro em ruínas localizado a oeste da província de Siena. Perto da província de Grosseto. O templo ainda está de pé, podemos ter uma idéia de como era antigamente pois suas paredes ainda estão lá, somente telhado e piso não suportaram o passar dos anos. Mas isso a torna mágica, o verde da grama confunse-se com suas paredes que por conseguinte chegam ao azul do céu. Linda paisagem em qualquer hora do dia. Ao entardecer ainda podemos observar o espetáculo que é ver a névoa se levantar do chão do vale e se misturar às estruturas da abadia.

Montecchiaro é uma minúscula cidade localizada em uma área agrícola da província de Siena.

Locanda Della Amororosa é um antigo vilarejo datado de 1300 chamado de Amososa. Hoje um hotel luxuoso e caro localizado em meio à natureza esplêndida da Toscana.

Ville di corsano é um vilarejo datado do século 16. Foi uma das mais importantes propriedades de Siena e hoje é um hotel luxuoso. Co sua vista privilegiada para toda uma área da região é altamente visitada por fotógrafos, artistas, historiadores e até cozinheiros para cursos de especialização.

Fratoio é uma casa, ou vila, dado o seu tamanho. Localizada na província de Lucca, foi feita inicialmente para ser um centro de prensar azeite. O que ainda é lembrado devido às plantações de Oliveiras ainda remanescentes na região. Hoje é muito requisitada por turistas que querem provar do que a Toscana tem de melhor. Sentir-se em casa em uma casa particular por alguns dias.

Igreja San Giovanni Batista foi construída entre 1960 e 1963 e está localizada às margens da rodovia A11 que liga Florença ao Mar. Foi construída para homenagear os trabalhadores que tinha morrido durante a construção da rodovia e também para dar aos turistas itinerantes uma opção de culto no meio da estrada. Nela encontramos obras de Marcello Avenali, Vivarelli Jorio, Lotti Dilvo e Venturini Luigi.

Florença é a capital da Região Toscana. Foi fundada pelos romanos no século I a.C.. Um museu à céu aberto é uma cidade onde respiramos arte por todos os lados. Possui inúmeros lugares para serem visitados, como a Piazza della Signoria, o Ponte Vecchio, Palazzo Pitti, a Galleria degli Uffizi, onde encontramos o magnífico Davi de Michelangelo, o Giardino di Bobolli entre outros tantos lugares que temos que arrumar dias da programação da viagem para poder desfrutar tudo o que ela oferece.

Anúncios

Responses

  1. Adorei a idéia do post e adorei mais ainda a foto do Palio! rsrsrs Siena grande amor da minha vida!!

  2. OI Flavia, tudo bem?
    Sabe que eu nao resisti a ir pessoalmente visitar a equipe durante a gravaçao da novela aqui na Toscana, ne?
    Fizemos foto, videos e acabo de publicar dois artigos, um em ingles e outro em portugues, com mais detalhes sobre a novela Passione.
    em inglês aqui:
    http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/aroundtuscany/brazilian-celebrities-are-filming-in-tuscany/
    em português aqui:
    http://www.brasilnaitalia.net/2010/04/rede-globo-escolheu-toscana-para.html
    Passa la depois e me conta o que achou.
    abs,
    Babi

  3. ahhh quanta saudade.. estive aí nas gravações de Passione, conheci tantos lugares maravilhosos, históricos… preciso voltar a Italia o quanto antes.
    Obrigado pelo site, relembrei os meses que passei aí…saudade

  4. […] As cidades onde foram gravadas cenas da novela Passione estão na região da Toscana e podem ser conhecidas no link “Passione” e suas cidades toscanas. […]

  5. onde é exatametnte a imagem do outdoor desta pagina

  6. Gostaria do orçamento de um tour pelas principais cidades da novela .
    Saindo de Firenze ou Siena.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: