Publicado por: Flavia Sbragia | 20/03/2010

“Passione” na Toscana

Com todas essas notícias sobre a próxima novela das 21h (antiga 20h) da Rede Globo, Passione, do autor Sílvio de Abreu, rolando pelas mídias resolvi hoje falar um pouco sobre ela, não propriamente sobre a história da novela em si mas sim sobre como ela vai abordar a Toscana e como podemos aproveitar isso.

De acordo com a entrevista da diretora Denise Sarracene, dada ao jornal “Estadão de São Paulo”, as cenas programadas para serem gravadas na região tiveram que ser feitas agora durante o inverno de lá. Pois a novela estreia em maio. Então aquelas cenas com sol abundante iluminando todo um jardim de girassóis, e mais tudo aquilo que nós nos acostumamos a ver em cenas de filmes, não puderam ser feitas.

Infelizmente? Não, felizmente. Assim poderemos ver um outro lado que normalmente não aparece. Uma outra beleza que muitos não conhecem e nem pensam em conhecer pois acham que para visitar a Toscana tem que ser entre o verão e a primavera.

Isso não significa que veremos uma região morta, fria, sombria. Há muita vida durante o ano todo, e como novela demora um bom tempo para se desenvolver e terminar, o ano vai passar, as estações vão passar e nós, telespectadores poderemos acompanhar as mudanças da paisagem.

A própria Denise diz, também, que essa situação ajudou a sair do óbvio e deu realmente o clima que a novela quer realmente passar. “A novela é muito realista, e temos uma família que trabalha no campo. Então, essa época é perfeita para a agricultura, quando eles estão arando a terra. Nesse aspecto, vamos ganhar muito.” disse ao “Estadão”.

A trama se desenvolverá na Toscana nas cidades de Florença, Siena, Montepulciano, Monticchielo, San Quirico, Pienza, San Galgano, Corsano, Igreja San Giovani Batista, Montecchiaro, Frantoio, Monteriggioni, Locanda Della Amororosa, Buonconvento. Mas a cidade que irão mencionar é a fictícia “Laurenza-in-Chianti”. E depois ficará entre lá e São Paulo. Também haverá cenas em Roma, apenas nos pontos turísticos.

Como muitas idas e vindas de São Paulo à Toscana com toda a equipe tem um certo custo, depois dessas cinco semanas que já estão lá filmando tudo, haverá uma pequena cidade fictícia construída no Projac, tanto com características de um bairro de São Paulo, quanto da “cidade” de Laurenza-in-Chianti.

“A cidade cenográfica será um mix de tudo o que o Sílvio e eu gostamos na nossa primeira viagem – pequenas ruelas, alguma arquitetura especial, o que havia de mais característico. Quem conhece a Toscana vai lembrar bastante, porque ela terá uma forte identidade com as cidades medievais da região” detalhou a diretora ao jornal.

“Mas a passagem pela Toscana não será uma daquelas típicas viagens de começo de novela”, observa a diretora. “Essa novela especificamente é uma história de drama e comédia muito forte, em que a dramaturgia acontece nos dois lugares, São Paulo e Itália. Não é uma novela de paisagem, onde os personagens vão fazer uma viagem – apesar de que, claro, vamos procurar mostrar os lugares mais bonitos da região. Por isso, ela é tão difícil de realizar.”, continuou Denise.

Com isso podemos a partir de maio ter mais noções sobre a região. Poderemos ficar mais atentos às cenas gravadas lá e assim tentar descobrir por meio da telinha da TV uma região de sonhos que é fincada na realidade.

Falarei aqui sobre as cidades da Toscana mencionadas na novela, uma por uma para as conhecermos melhor e assim a cada cena poderemos desfrutar com mais gosto as paisagens e também não deixar de curtir a trama. E quando formos conhecê-las pessoalmente já estaremos familiarizados com o ambiente. E pra quem já as conhecem poderão relembrá-las.

Anúncios

Responses

  1. Estou bastante ansiosa para ver como mostrarão a Toscana nas telinhas brasileiras! Com certeza será mais uam razão para morrer de saudades de lá!

  2. Gostaria muito de saber mais sobre as cidades na toscana onde se passa a novela!!! Quero visitar todas!! Vai q encontro o Caua por lá 😉

    • Olá Gabriela, você deu uma passadinha no post “Passione e suas cidades Toscanas” ? Lá eu falo rapidamente de cada uma delas e ainda de uns locais estratégicos. Agora Laurenza in Chiante só mesmo na “província” do Projac localizada no Rio de Janeiro hehehe 😀


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: