Publicado por: Flavia Sbragia | 13/03/2010

Natureza e esporte na Toscana

O nosso post de hoje sairá um pouco do habitual. Peço licença às lindas e cativantes cidades toscanas para entrar em um mundo que normalmente não nos vem à cabeça quando falamos de Itália, e muito menos Toscana. É o mundo dos esportes radicais. Uns até nem tanto.

Quando pensamos em esportes na Itália, vem sempre à mente o tão já conhecido futebol, L’ Azzurra!!. Ou então, com os novos canais a cabo, o “Giro in Italia”, que é uma competição onde ciclistas competem uma corrida onde o trajeto passa por várias regiões do país. E também, as competições das olimpíadas de inverno, que inclusive neste ano foram realizadas no Canadá. Uma belíssima organização por sinal.

Mas outros esportes, menos falados, e que estão ganhando a mídia européia recentemente são os mais relacionados à natureza. Ao contato homem-natureza. Uma relação que a cada dia que passa está sempre mais em alta.

Caminhadas ecológicas como o Trekking; Caminhadas com rotas leves, medianas, pesadas que passam por dentro de pequenas cidades da região; Caminhadas mais direcionadas à saúde física como o Nordik walking, em bastões são usados para apoio durante o trajeto e até a uma que foi feita especialmente para os cardíacos, a “Cardio-Proteti”; Além de escaladas, arvorismos, Skyrunning ( corrida pelas montanhas acima de 2.000 metros de altitude, onde a dificuldade de escalada não exceda grau II e a inclinação não exceda 40%) e dos esportes considerados de inverno, como esquiar por exemplo. São os mais requisitados. E ainda pra quem gosta de se aventurar pelos céus, nada como se divertir com asa delta e parapente.

E é nesse caminho mais “alternativo” que a partir de abril até o final de outubro haverá nos parques toscanos o “Walking Festival”, também chamado de “Festival del Camminare” ou melhor dizendo em bom português, “Festival de passeios a pé”.

Com muitas rotas para desbravarmos e aproveitarmos além do estreito contato com a natureza, as belas paisagens da Toscana, o festival começará pelo “Parco Nazionale dell’Arcipelago Toscano” e passará por outros 5, sendo no total um número de 6 parques participantes.

No entanto o Festival não se resume às caminhadas, em cada parque haverá diversos eventos para comemorar essa grande confraternização Homem- Natureza.

Terá excursões sobre o ambiente, onde as pessoas descobrirão os segredos dos parques e das reservas naturais, além dos tentar desvendar os mistérios do Mediterrâneo. As pessoas também poderão desfrutar de uma aula prática sobre geologia. Durante alguns passeios informações sobre minerais, metalurgia, geologia e geomorfologia, muitas vezes filosoficamente, serão dadas.

A História também não poderia estar de fora desse festival, caminhos de muitas batalhas e conquistas, algumas caminhadas terão como temática viagens através da história e pré-história. Dos Etruscos até a Idade Média com os Medici. E mais um pouco, Napoleão.

Haverá, também, encontros de saúde. Onde serão abordados temas como Florais de Bach, ervas naturais e benefícios do movimento. E ao final dos passeios, degustações de produtos locais nas fazendas e casebres da região.

É a natureza em perfeita harmonia com os Seres Humanos, ou seria o contrário? Não importa. O importante é que nada vale mais do que algumas horas longe do estresse do dia a dia, principalmente podendo contemplar paisagens tão exuberantes. E ainda levando conhecimento pra casa.

A programação do festival é:

Parco Nazionale dell’Arcipelago Toscano de 2 abril a 9 Maio
Parco interprovinciale di Montioni 4 abril
Parco provinciale dei Monti Livornesi 5 abril
Parco di Migliarino, San Rossore e Massaciuccoli de 2 a 31 maio
Parco delle Alpi Apuane de 9 maio a 28 Junho
Parco provinciale dei Monti Livonersi 17 outubro
Parco regionale della Maremma de 2 a 25 outubro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: